Procurando respostas para um dos mistérios mais questionados pela raça humana, a Nasa convidou especialistas de 12 instituições científicas para formar uma coalizão sem precedentes que vai procurar a vida extraterrestre. A coalizão conta com profissionais de dez diferentes universidades e dois institutos de pesquisa para procurar vida em outros planetas, sob a liderança de cientistas da própria NASA, informa o Jet Propulsion Laboratory (JPL) da agência.
A coalizão, chamada “The Nexus for Exoplanet System Science” (NExSS), será composto de cientistas nas áreas de ciências da terra, ciência planetária, astrofísica e física solar (que estuda o Sol). Os cientistas vão estudar as condições dos exoplanetas, ou seja, planetas encontrados fora do nosso sistema solar, e tentar entender se estes são adequados para a vida. Outra tarefa será a de confirmar se há vida nesses planetas e encontrar uma maneira de capturar e entender os sinais de vida ou bioassinaturas.
Estudos multidisciplinares irá investigar como a biologia interage com a atmosfera de exoplanetas, a geologia, os oceanos e o interior desses planetas, e como as estrelas que orbitam esses exoplanetas impactam sobre essas interações, explica a NASA. Nos últimos 10 anos, foi confirmado a existência de pelo menos 1.000 exoplanetas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.