Ciência

Os sete eventos astronômicos de 2021 que você não pode perder

O ano de 2020 foi um ano em que fenômenos incomuns puderam ser vistos no céu: eclipses solares completos, super luas ou a aproximação entre Júpiter e Saturno, os maiores planetas do sistema solar. Embora essa estreita conjunção não se repita por séculos, os dois gigantes terão um papel significativo no calendário astronômico de 2021.

11 a 12 de fevereiro: máxima conjunção de Vênus e Júpiter

Vênus e Júpiter estarão se aproximando ao máximo entre 11 e 12 de fevereiro. Embora eles figurem entre os quatro corpos celestes mais brilhantes no horizonte (depois do sol e da lua), é provável que seu encontro seja difícil de ser apreciado a olho nu nas latitudes do norte, enquanto no hemisfério sul o encontro pode ser visto com mais facilidade.

26 de maio: ‘Lua Vermelha’ na noite do eclipse total

A lua estará num eclipse total durante a noite de 26 de maio. Este fenômeno poderá ser observado na América do Sul, Austrália, parte da América do Norte e Ásia. Antes do eclipse e alguns minutos depois, será apreciado o efeito conhecido como ‘lua vermelha’ (ou Lua de Sangue), devido à difração de luz que aparentemente reflete no satélite. A data também coincide com uma Super Lua, a posição em que o satélite está mais próximo da Terra.

10 de junho: eclipse solar anular

A oportunidade de desfrutar do espetáculo de um eclipse solar na forma de um anel de fogo nunca está disponível para todos. Normalmente a lua é incapaz de cobrir completamente o sol e quando o satélite cobrir a região central da estrela, a coroa solar será visível. No entanto, o anel perfeito só pode ser visto de uma parte da superfície do planeta: Canadá, Groenlândia e Extremo Oriente da Rússia serão os locais de onde o fenômeno poderá ser melhor visto; enquanto no resto da Rússia, Europa e nordeste dos Estados Unidos poderá ser parcialmente contemplado, segundo uma das projeções publicadas.

12 e 13 de agosto: as Perseidas

No final do pico de visibilidade da Via Láctea, que persistirá por todo o mês de julho, chegará a chuva de meteoros de maior continuidade, que vai de 17 de julho a 24 de agosto. Sua intensidade máxima será na madrugada de 12 de agosto, com 110 meteoros por hora. A fase crescente da lua fornecerá uma boa condição para a observação de meteoros em locais com pouca poluição luminosa.

Duas chuvas de meteoros simultâneas em outubro

No dia 8 de outubro, os Draconídeos nos permitirão ver uma estrela em queda livre a cada quatro minutos na constelação do Dragão. Essa chuva de meteoros é menos fugaz em comparação com as Perseidas, o que deixa mais tempo para fazer um desejo aos que acreditam na conhecida superstição. Além disso, o fenômeno coincidirá no tempo com as Orionidas, que a partir de 2 de outubro irradiarão respectivamente da constelação de Orion, aumentando de intensidade até as noites de 20 e 21 desse mês.

Leia também:

19 de novembro: eclipse lunar parcial

No calendário astronômico, está programado para 19 de novembro a segunda oportunidade do ano para observar e fotografar um eclipse lunar, desta vez incompleto, mas visível da América do Norte, América do Sul, parte da Ásia e também de países europeus. Dessa forma, quem não pôde apreciar em maio poderá compensar em novembro.

4 de dezembro: eclipse solar total

Um eclipse solar próximo ao final do ano ocorrerá na manhã de 4 de dezembro e poderá ser visto em diferentes locais seguindo um caminho curvo que incluirá a Antártica e o Atlântico Sul, onde será concluído; e, em menor grau, Austrália, Chile, Argentina e África do Sul.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.