Variedades

4 melhores opções de investimentos em renda fixa

É crescente o número de pessoas que investem no mercado de investimentos todos os anos. Somente no mês de janeiro de 2022, a B3 já contava com 5 milhões de pessoas através de corretoras de investimentos no país. Dessa forma, o número de plataformas de investimento também aumentou.

As plataformas de investimentos como a mt4, oferecem uma vasta gama de funcionalidades, dando aos investidores acesso a uma variedade de produtos tanto das rendas variáveis quanto da fixa; atuando também como consultor, fornecendo informações úteis sobre os serviços e produtos fazendo com que o investidor possa ponderar quais são as ofertas de produtos mais promissoras e conforme o seu perfil de investidor eleger seu produto ou serviço.

Por que investir na renda fixa?

Se você já pesquisou informações sobre diferentes opções de investimento, então já se deparou com informações sobrea a renda fixa e a renda variável.

A renda fixa é um grupo de investimentos destinados a investidores iniciantes e experientes que desejam diversificar as suas carteiras para reduzir o risco e equilibrar a rentabilidade para compensar perdas potenciais de outros investimentos, como moedas e ações que podem flutuar por causa das variações dos índices ou econômica. A principal vantagem desse tipo de investimento é a previsibilidade, ao investir em um título, o quanto de rentabilidade gerado no período acordado, já é predefinido. Se tornando assim uma opção segura e de baixo risco, ideal para quem quer montar um fundo de emergência ou não gosta de perdas financeiras.

Principais investimentos da renda fixa

Debêntures – Estes são títulos de crédito privados, quando você investe, você empresta dinheiro para projetos e acordos de dívida de empresas privadas. O retorno pode ser pré-determinado ou atrelado à Selic ou ao CDI e deve ser decidido no momento da assinatura do contrato de investimento. O resgate ocorre apenas durante o período de validade.

LCI e LCA – Ao investir em LCI (Carta de Crédito Imobiliário) e LCA (Carta de Crédito do Agronegócio), você empresta dinheiro para uma instituição financeira que concede crédito a outros clientes e em troca recebe uma remuneração. No LCI, os recursos são direcionados para o setor imobiliário. Na LCA, o dinheiro vai para o agronegócio. Os rendimentos podem ser pré ou pós-fixados e o investimento é protegido pelo FGC (fundo garantidor de crédito). Existe um tempo mínimo para investir dinheiro, por isso é preciso de um bom planejamento.

Certificado de Depósito Bancário (CDB) – é um título de renda fixa emitido por bancos. Na prática, ao investir nesses títulos, você está emprestando dinheiro para que as instituições financeiras possam oferecer crédito a terceiros e, em troca, receber um rendimento adicional. Existem diversas opções de CDB com diferentes prazos e rentabilidades. É importante lembrar que ao sacar seu dinheiro em CDB incide Imposto de Renda.

Tesouro Direto – Ao investir em um título ou em uma cota do Tesouro Direto, você está investindo em títulos do governo federal. É um programa bastante acessível com preços a partir de R$ 32,00 sendo um dos mais seguros do país porque é apoiado pelo Tesouro. São diversas opções com diferentes prazos, rentabilidade e tipos de recompensa.

Ainda que na renda fixa os riscos das aplicações sejam significativamente inferiores aos dos investimentos em renda fixa, não quer dizer que esses riscos sejam zero, o oposto disso são aplicação onde a lucratividade é previsível ao final da vigência do contrato de investimento. A rentabilidade dos juros não é estática, sendo assim, não tem a mesma percentagem todos os meses. Essa opção de investimento costuma se manter mais estável que a renda variável pois está vinculada a alguns parâmetro que são determinados de acordo com o prazo, pela taxa básica, CDI, SELIC, IPCA, entre outro. Dessa forma é imprescindível se manter em dia com os movimentos que o mercado faz, sim este se comporta.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas! Diga adeus às rugas e flacidez com o bioestimulador de colágeno! Recupere a juventude com sessões de microagulhamento! ora-pro-nobis e seus benefícios! Estas dicas simples ajudarão você a manter sua casa em dia! Estas dicas incríveis para sua refeição noturna podem ajudar a emagrecer! Mantenha o aroma fresco em suas roupas após a lavagem com estas dicas! Descubra por que é melhor evitar café preto na dieta das crianças! Importante: o sono ruim tem um impacto direto nas suas emoções!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.