O atendimento presencial nas agências do INSS, sem necessidade de agendamento prévio, está sendo retomado gradualmente a partir deste mês.
Suspenso em 2020 em razão da pandemia do covid-19, o atendimento presencial nas agências começou a ser retomado ainda no final de 2020, mas com agendamento prévio.
Com a portaria, além dos pedidos já agendados, as agências do INSS retomam o atendimento espontâneo, realizado na triagem, no autoatendimento orientado ou em guichê específico.
Deverão retomar as atividades de orientação sobre benefícios e serviços previdenciários, bem como os atendimentos por decisão judicial; para emissão de senha para acesso à plataforma Gov.br.
Nos casos classificados como de “Atendimento Simplificado“, de baixa complexidade, e “Atendimento Específico“, de alta complexidade, deverá ser feito agendamento por meio da Central 135 ou na agência.
Será realizado para os casos de pensão especial vitalícia da pessoa portadora da síndrome da Talidomida; pensão mensal vitalícia do seringueiro e seus dependentes; entre outros.
Os serviços de alta complexidade que não estão disponíveis nos canais remotos ou por meio de agendamento específico, poderá ser feito, excepcionalmente nas agências.
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