Rússia x Ucrânia: guerra deve gerar aumento de até 25% na gasolina do Brasil

Círculo traçado
Círculo traçado

Aumento no preço

A disparada na cotação do petróleo no mercado internacional após a Rússia ter invadido a Ucrânia deve levar a um novo aumento do preço de combustíveis no Brasil.

Círculo traçado

Dados da Abicom

De acordo com cálculos da Abicom, a defasagem entre o valor da gasolina e do diesel no país e o cobrado lá fora chegou a 25%, o maior patamar já registrado.

Círculo traçado

Pressão nos preços

“Há uma pressão altíssima com o cenário de guerra. O déficit será maior e haverá pressão para elevar os preços dos combustíveis aqui“, afirmou presidente da Abicom.

Segundo Especialista

“Se o aumento do Brent continuar, haverá pressão sobre a Petrobras por reajuste de preços. Os projetos que visam reduzir tributos de forma a aliviar novos aumentos de combustíveis estão parados no Congresso".

Pauta no Plenário

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), reincluiu na pauta do plenário da Casa, da próxima semana, os projetos que trazem mecanismos para amenizar a alta do custo dos combustíveis".

Empasse do projeto

Apesar da promessa, a deterioração no mercado de petróleo tem sido muito rápida. E as propostas enfrentam um impasse na Casa, diante do receio de perda de receitas.

Sem apoio

A equipe econômica não apoia um dos projetos, que prevê a criação de um fundo de estabilização, espécie de colchão para amortecer altas de preços, formado por royalties e participações especiais.

Aumento dos preços

Arraste pra cima e veja tudo sobre o conflito e o impacto no aumento do preço da gasolina