Qualificação para jovens e desempregados acima de 50 anos

Círculo traçado
Círculo traçado

Anúncio 

O governo federal lançou dia 28 de janeiro, um programa que vai oferecer cursos de qualificação para jovens entre 18 e 29 anos e para pessoas acima de 50 anos.

Círculo traçado

O Programa

O Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário, o programa foi lançado em uma cerimônia no Palácio do Planalto, com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Trabalho.

Círculo traçado

Os Participantes

Vão atuar em atividades de “interesse público” e receberão cursos  do Sistema S. Com jornada de trabalho de 22 horas e no mínimo 12 horas de qualificação por mês.

Pagamento de bolsa mensal

“Equivalente ao salário mínimo por hora e considerará o total de horas despendidas em atividades de qualificação profissional e de serviços executadas no âmbito do programa”.

Recursos dos municípios

Os governos municipais também terão que “alinhar a oferta de cursos com o sistema S”. Não há previsão de quantas pessoas serão beneficiadas.

Ministro do Trabalho

Em seu discurso, Onyx relatou que ouviu de um líder de uma central sindical, sem revelar de quem, que o programa traria uma precarização. O ministro respondeu, então, que a precarização já existe.

Programa Semelhante

Ano passado, um programa semelhante foi incluído por deputados em uma MP. Que iapenas renovava o programa de redução salarial, ficou conhecida como minirreforma trabalhista.

Qualificação

Arraste pra cima e veja tudo sobre o projeto de qualificação do governo federal