Micróbios "marcianos" vivendo no Ártico

Lined Circle
Lined Circle

Descoberta

Uma equipe de pesquisadores da Universidade McGill, no Canadá, descobriu micróbios que nunca haviam sido identificados em nosso planeta e que poderiam sobreviver mesmo em Marte.

Lined Circle

Descoberta

A descoberta foi feita em um ambiente extremamente salgado, frio e quase livre de oxigênio de uma nascente conhecida como ‘Lost Hammer Spring’, no Ártico canadense. 

Lined Circle

Resultados

No estudo foi obtido que as comunidades microbianas, sobrevivem comendo e respirando compostos inorgânicos simples, como metano, sulfetos, sulfatos, monóxido de carbono e dióxido de carbono.

Resultados

Os resultados da descoberta, que foram publicados no The ISME Journal, são tão convincentes que a Agência Espacial Europeia selecionou amostras dos sedimentos da superfície do local para testar as capacidades de detecção de vida.

Primavera ‘marciana’ na Terra

Lost Hammer Spring é uma das nascentes terrestres mais frias e salgadas descobertas até hoje. A água que sobe através de 600 metros de permafrost até a superfície.

Nascente

A água é extremamente salgada (cerca de 24% de salinidade), sempre em temperaturas abaixo de zero (cerca de -5°C), e quase não contém oxigênio. Altas concentrações de sal impedem que ela congele, mantendo assim um habitat de água líquida.

Estudos

Os próximos passos da pesquisa serão aprofundar a cultura e caracterizar os membros mais abundantes e ativos desse raro ecossistema microbiano, para entender melhor por que e como eles prosperam no ambiente inóspito.

Micróbios no Ártico

Arraste pra cima e veja todas as informações sobre os micróbios "marcianos" vivendo no Ártico

Outros Stories

1.

Cuidado com o golpe do Pix agendado

2.

Caixa vai ressarcir por cobrança indevida de tarifas