Como solicitar a carteira de identidade nacional com registro único?

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Identidade Unificada

O governo federal anunciou recentemente a criação da carteira de identidade nacional unificada em todo o país. A medida consta de decreto assinado no dia 23 de fevereiro.

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Novo RG

O novo RG usará o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como identificação única dos cidadãos. A emissão da carteira será gratuita.

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Emissão

De acordo com o governo federal, os documentos continuarão sendo emitidos pelos órgãos estaduais, como secretarias de Segurança Pública, mas terão o mesmo formato e padrão de emissão.

Nova Identidade

Ao receber o pedido do cidadão, os órgãos estaduais de registro civil validarão a identificação pela plataforma do governo federal, o Gov.br. Além do documento físico, também terá em formato digital.

Solicitar Emissão

O cidadão vai ao órgão emissor do seu estado, apresenta sua Certidão de Nascimento ou Casamento. A identificação do cidadão é conferida pelo Gov.br. O órgão emissor informará o prazo para a retirada do documento em papel;

O que vai constar?

Identidade da Unidade Federativa (UF) que a emitiu; Identificação do órgão expedidor; Número do registro geral; Nome, filiação, sexo, nacionalidade, local e data de nascimento do cidadão; entre vários outros.

Podem ser incluídos

Grupo sanguíneo e fator RH; disposição em doar órgãos em caso de morte; informações sobre condições particulares de saúde. A pessoa precisará informar que deseja a inclusão desses dados no momento da emissão do documento.

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