A humanidade descobriu milhares de planetas em nossa galáxia além do Sistema Solar, com novos sendo anunciados a cada semana.
Em 28 milhões de anos-luz da Terra. A existência do objeto estelar, se confirmada, sugere que pode haver muitos outros exoplanetas extragalácticos.
Com a ajuda do Observatório de raios-X Chandra da NASA e do telescópio XMM-Newton da Agência Espacial Europeia, os especialistas teriam detectado o planeta na galáxia espiral Messier 51 (M51),
O planeta potencial poderia fazer parte do sistema estelar conhecido como M51-ULS-1, que apresenta um buraco negro ou estrela de nêutrons e uma estrela companheira com massa cerca de 20 vezes a do sol.
O método utilizado para detectá-lo baseou-se na teoria dos trânsitos, que analisa as quedas de raios X de uma estrela durante a passagem de um objeto celeste à sua frente.
A região que produz raios X brilhantes pode ser menor, um planeta que passa na frente dela pode bloquear temporariamente a maioria ou todos esses raios X brilhantes,.
De acordo com especialistas, indicaria que o planeta tem aproximadamente o mesmo tamanho de Saturno e orbita uma estrela de nêutrons ou buraco negro.
Especialistas explicaram que apesar de ser uma descoberta tentadora, são necessários mais dados para confirmar a existência do planeta, algo que pode não ser confirmado por décadas.
Arraste pra cima e veja sobre a descoberta e os estudos dos especialistas