Um dos vulcões mais ativos da África, o Monte Nyiragongo, entrou em erupção neste sábado (22) na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, obrigando o governo a ativar o plano de evacuação da cidade.
O fornecimento de eletricidade foi cortado em Goma e vários moradores começaram a deixar suas casas em direção à fronteira com Ruanda, apurou a AFP. Os membros do Governo se reuniram com urgência para “discutir medidas urgentes a tomar agora”, segundo a porta-voz do governo Patrick Muyaya.
O vulcanologista Dario Tedesco, de Goma, disse à Reuters que a lava de Nyiragongo está chegando ao aeroporto daquela cidade. De acordo com Tedesco, uma nova fratura se abriu no vulcão e a lava está se movendo para o sul, na direção de Goma.
O vulcão de Nyiragongo têm 3.470 metros de altura e sua lava super fluida pode atingir velocidades de até 96 quilômetros por hora ao descer as encostas.
A última erupção do Nyiragongo foi em 17 de janeiro de 2002, matando 250 pessoas e deixando outras 120 mil desabrigadas depois que a lava cobriu quase toda a parte leste de Goma, incluindo metade da pista. Sua erupção mais mortal foi em 1977, quando mais de 600 pessoas morreram.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.