O vulcão Cumbre Vieja, localizado na Ilha de La Palma (Espanha), está “muito mais agressivo” agora, segundo alertou neste domingo (3) o diretor técnico do Plano Especial de Proteção Civil e Atendimento de Emergência para risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca), Miguel Ángel Morcuende, que ainda aconselhou que os moradores locais fiquem longe das janelas em caso de fortes explosões que podem afetar as residências em um raio de cinco quilômetros.
A qualidade do ar nas proximidades do vulcão continua boa, mas mulheres grávidas e pessoas com baixo sistema imunológico estão sendo aconselhadas a não sair de casa, a não ser em caso de extrema necessidade, disse Morcuende em entrevista ao canal Antena 3.
O Cumbre Vieja entrou em erupção no dia 19 de setembro. Na última sexta-feira, duas novas fissuras foram abertas no cone, separadas por cerca de 15 metros, que jogaram lava e rochas derretidas no mar em meio a uma atividade “intensa” do vulcão duas semanas após o despertar.
Durante a última noite, o Instituto Geográfico Nacional (IGN) registrou nove terremotos localizados na área de erupção, com uma magnitude máxima de 3,5 que foi detectada a nordeste do município de Fuencaliente.
O Cumbre Vieja está conhecido por aqui como o vulcão com risco de causar tsunami no Brasil, porém, o risco é extremamente baixo.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.