Variedades

Você sabia? Macacos são aliados da população no combate a febre amarela

O vírus da febre amarela é transmitido somente pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da Dengue. Muitas das vezes, pessoas associam que macacos também causam o aumento da proliferação da doença, mas na realidade, este animal é o primeiro sinal de que alguma região possa vir a sofrer com surtos da febre amarela. Por isso, é necessário que a população em regiões de risco, como cidades próximas a matas e rios, estejam vacinadas para que não sofram com este tipo de doença.

O Consultor científico do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz, Reinaldo de Menezes, explica a importância dos macacos no combate da patologia.

“O mosquito é quem transmite a doença, se tirarmos os macacos, os mosquitos irão atrás de outra fonte de sangue, que seremos nós. Então, vai ser pior. Além disso, o macaco, principalmente o buginho, é um sinalizador da circulação do vírus. Daí, a gente fica sabendo onde a vacinação é prioritária: que é onde tem macacos morrendo por conta do vírus. Portanto, essa atitude [matar os macacos], além de uma coisa cruel, é ineficaz e até mesmo prejudicial.”

como a febre amarela é transmitida

Como se proteger?

Busquem as unidades de saúde que estão distribuindo a vacina. Devem se vacinar contra a febre amarela apenas pessoas que moram nas áreas de recomendação da vacina ou as pessoas que pretendam viajar para essas regiões.

Para adultos que tomaram a primeira dose há menos de dez anos também não há necessidade de adiantar a dose de reforço. Para se imunizar, lembre-se de levar um documento com foto e o cartão de vacina. Para saber mais, acesse www.saude.gov.br/febreamarela.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.