Um bom copo de vinho tinto, um punhado de amendoim ou um pouco de chocolate pode proteger contra a osteoporose. O resveratrol, composto natural encontrado no vinho tinto e uvas, amoras, cacau e em amendoim, tem propriedades anti-inflamatórias que protegem contra a fragilidade dos ossos em ratos e camundongos. As informações são do Daily Mail.
Agora, pesquisadores dinamarqueses mostraram o composto planta, um tipo de fenol natural, que aumenta a densidade óssea da coluna vertebral em homens com síndrome metabólica, que tem sido associada ao baixo grau de inflamação que pode causar a perda óssea. A síndrome metabólica é um conjunto de fatores de risco, como obesidade ou pressão arterial elevada, que aumentam o risco de desenvolver doenças cardíacas, derrame e diabetes.
Dr. Marie Juul Ornstrup, MD, do Hospital Universitário Aarhus, disse: “Nosso estudo é o primeiro a revelar o potencial do resveratrol como uma droga anti-osteoporose em humanos. Os nossos resultados sugerem que o composto estimula as células formadoras de osso no interior do corpo”.
O estudo foi publicado no Jornal “Endocrine Society’s Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism”, analisando a densidade mineral óssea e sinais de formação e reabsorção óssea em 66 homens de meia-idade com síndrome metabólica. Dr Ornstrup disse: “Em apenas quatro meses, em altas doses de resveratrol, vimos melhorias significativas na densidade mineral óssea na coluna e níveis elevados de formação óssea. Estes são resultados encorajadores. Pesquisas adicionais são necessárias para avaliar se esses efeitos protetores ósseos ocorrem em populações de risco da osteoporose durante o curso do tratamento a longo prazo “.
O vinho tinto contém entre 0,2 e 5,8 mg / l de resveratrol, dependendo da variedade de uva, enquanto o chocolate contém 0,35-1,85 mg / kg. O resveratrol é também vendido como um suplemento em lojas de produtos naturais.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.