Com um aparelho celular, agentes penitenciários gravaram um vídeo que mostra, por dentro, a escavação de um túnel que seria utilizado para a fuga de detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. As imagens mostram os detentos passando baldes com a areia que é retirada na construção do túnel. O mais interessante é que eles fazem isso na maior calma do mundo e ninguém aparece para conter a situação.
O pavilhão 1 – local do ocorrido, possui uma bandeira com alusão à facção Sindicato do Crime do RN (SDC). Como os detentos circulam livremente dentro da penitenciária, equipes da Força Nacional e da Polícia Militar reforçam o policiamento na área externa do presídio.
Desde o último sábado (14) a Penitenciária de Alcaçuz está sob forte tensão, quando integrantes da facção do Primeiro Comando da Capital (PCC) invadiram o pavilhão 4 e atacaram os integrantes rivais, provocando um massacre. Até o momento, o governo confirmou a morte de 26 pessoas.
Confira o vídeo da escavação do túnel:
https://www.youtube.com/watch?v=qjQGgBsplig&t=7s
Rebelião
Segundo o secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Wallber Virgolino, a rebelião em Alcaçuz começou na tarde do último sábado logo após o horário de visita. O secretário disse que os presos do pavilhão 5, que abriga integrantes do PCC, usando armas brancas, quebraram parte de um muro e invadiram o pavilhão 4, um dos locais onde há presos que integram o Sindicato do Crime.
Chefes da rebelião em Alcaçuz são transferidos
Os cinco presos apontados pela Secretaria de Segurança Pública como chefes da facção que promoveu a matança de presos em Alcaçuz foram levados para a Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), em Natal, na tarde desta segunda, para prestar depoimento a uma comissão de delegados e, de lá, serão transferidos para outra unidade prisional.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.