O vulcão Krakatoa, localizado no mar entre as ilhas de Java e Sumatra [na Indonésia], entrou em erupção na sexta-feira (10) à noite, após uma violenta explosão. De acordo com o serviço vulcanológico do país, a erupção resultou na emissão de lava e em uma coluna de fumaça e cinzas – que subiu até 15 km na atmosfera.
A explosão, que foi ouvida na capital, Jacarta, a 150 km do vulcão, foi a mais violenta desde dezembro de 2018, quando desencadeou um tsunami que matou 281 pessoas e deixou mais de mil feridos na Indonésia.
Várias imagens gravadas durante a erupção foram divulgadas na internet:
Krakatoa é um dos vulcões mais famosos do mundo. Sua primeira erupção descrita em fontes históricas remonta ao ano de 416 a.C, quando, de acordo com o Livro dos Reis em Javanês, “o mundo inteiro ficou muito abalado” e a ilha formada pelo vulcão “desmoronou e afundou no chão mais profundo da terra”, causando um forte tsunami.
A erupção mais conhecida foi documentada em 1883. Como conseqüência dessa explosão, o cone do vulcão, que até então subia cerca de 2.000 metros acima do nível do mar, foi quase completamente destruído. A explosão, equivalente a 200 megatons de TNT, foi 10.000 vezes mais intensa que a da bomba de Hiroshima e gerou um tsunami de 30 metros. Dezenas de milhares de habitantes das ilhas vizinhas morreram no desastre e as partículas emitidas na atmosfera fizeram o planeta esfriar em 0,4 ºC. Seus efeitos foram notados em lugares tão distantes quanto a Noruega, onde o céu estava tingido de uma cor avermelhada, fenômeno que Edvard Munch capturou em sua famosa pintura “O Grito”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.