Variedades

Veja dicas para a prova de inglês do Enem

A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode não ser tão fácil de resolver especialmente quando se considera o fator língua estrangeira, mas obter bom desempenho certamente pode ser um fator diferencial. De acordo com microdados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 55,7% dos participantes do Enem 2017 optaram pelo idioma espanhol: um total de 3,7 milhões entre 6.731.341 pessoas.

Apesar dos números, o inglês é a avaliação que registra o maior desempenho entre os estudantes: em média, são 55% de acertos. A língua inglesa é escolha de 2,9 milhões de pessoas (44,3%). Os participantes precisam responder cinco questões de língua estrangeira. Embora os textos sejam apresentados no idioma escolhido, as questões são formuladas em português. Por isso, algumas dicas podem facilitar a compreensão na hora da prova e ajudar o estudante a garantir a nota do Enem. Confira abaixo:

  1. Identificar as palavras-chaves:

As palavras-chaves são os termos que concentram as ideias principais do texto. Identificá-las permite compreender o tema central, identificar os pontos abordados pelo autor e associá-lo à alternativa correta.

  1. Crie vocabulário

De início, criar vocabulário pode parecer difícil para o estudante que não tem grandes afinidades com o idioma estrangeiro. No entanto, para melhorar os níveis de compreensão e interpretação de texto em inglês, criar o hábito de ler é fundamental. A leitura pode ser feita, inicialmente, por textos simples e curtos, identificando termos essenciais (sujeito e predicado) e acessórios da oração.

Cuidado: evite fazer traduções literais dos termos, o que pode levar a interpretações equivocadas. É importante conhecer os sentidos (polissemia) que podem ser expressos pelo mesmo termo.

  1. False friends: cuidado!

Calma: a expressão em inglês não diz respeito às “falsas amizades” da vida real, mas aos chamados “falsos cognatos” na língua portuguesa. Apesar de existirem palavras similares em ambos os idiomas, é preciso identifica-los para não cometer equívocos na interpretação e cair em possíveis pegadinhas da prova.

  1. Estudar gramática

Compreender a gramática é outro ponto fundamental, apesar do caráter interpretativo do exame. Entre assuntos e conceitos básicos estão: tempos verbais, vozes do verbo (passiva e ativa), discurso indireto (reported speech), pronomes entre outros assuntos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.