Variedades

Variação rara do vírus da gripe A é detectado no Brasil, diz OMS

A Organização Panamericana da Saúde, o Escritório Regional da OMS para as Américas, informou uma infecção humana pelo vírus variante da Influenza A (H1N2) no Brasil.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os dados foram compartilhados em 22 de junho de 2020. O relatório aponta que a paciente, uma mulher de 22 anos, sem comorbidades, trabalhava em um matadouro de suínos no município de Ibiporã, no norte do Paraná, e desenvolveu uma doença semelhante à influenza em 12 de abril de 2020

A paciente procurou inicialmente atendimento médico em 14 de abril e uma amostra respiratória foi obtida em 16 de abril. Ela recebeu o tratamento, não foi hospitalizada e se recuperou. Todas as infecções deste tipo são notificadas ao órgão por causa do seu potencial pandêmico, afirmou a OMS.

Um teste de RT-PCR em tempo real realizado no laboratório de saúde pública identificou um vírus influenza A não subtipável. Em maio de 2020, o espécime foi encaminhado ao Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo, do Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), laboratório nacional de referência em influenza, no Rio de Janeiro. Em 22 de junho, o sequenciamento genético caracterizou esse vírus como uma variação do vírus influenza A (H1N2)v.

Uma caracterização genética e fenotípica adicional do vírus do paciente está em andamento.

Em 26 de junho de 2020, as autoridades locais iniciaram uma investigação retrospectiva e prospectiva no matadouro no município de Ibiporã e em outros municípios onde vivem os trabalhadores do matadouro. De acordo com a investigação epidemiológica preliminar, um segundo indivíduo que também trabalhava no matadouro desenvolveu sintomas respiratórios no mesmo período do caso confirmado, mas nenhuma amostra foi coletada dessa pessoa. Nenhum outro caso suspeito entre os contatos do caso confirmado foi identificado.

Detalhes da caracterização virológica e investigação epidemiológica, especialmente sobre a provável fonte de exposição do paciente ao vírus e a identificação de casos humanos adicionais, informarão a avaliação de risco sobre a probabilidade de transmissão de pessoa para pessoa.

Avaliação de risco da OMS

Até o momento, 26 casos de influenza A (H1N2)v foram relatados à OMS desde 2005, incluindo dois do Brasil. A maioria dos casos apresentou doença leve e não houve evidência de transmissão de pessoa para pessoa.

Os vírus da gripe suína circulam nas populações suínas em muitas regiões do mundo. Dependendo da localização geográfica, as características genéticas desses vírus diferem. A maioria dos casos humanos é resultado da exposição a vírus da gripe suína através do contato com suínos infectados ou ambientes contaminados. Como esses vírus continuam a ser detectados nas populações suínas em todo o mundo, podem ser esperados outros casos em humanos.

Devido à natureza em constante evolução dos vírus da influenza, a OMS continua a enfatizar a importância da vigilância global para detectar alterações virológicas, epidemiológicas e clínicas associadas aos vírus da influenza circulantes que podem afetar a saúde humana (ou animal) com o compartilhamento oportuno dessas alterações para avaliação de riscos.

Todas as infecções humanas causadas por um novo subtipo de influenza são notificáveis ​​de acordo com o Regulamento Sanitário Internacional (RSI) e os Estados Partes no RSI (2005) devem notificar imediatamente a OMS sobre qualquer caso confirmado por laboratório de uma infecção humana recente causada por um vírus influenza A vírus com potencial para causar uma pandemia. Evidência de doença não é necessária para este relatório .

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.