Radicais danificaram um quadro de Di Cavalcanti avaliado em cerca de R$ 8 milhões.
A obra “As mulatas” fica no Salão Nobre do Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, e sofreu sete rasgos, de acordo com inventário preliminar de danos divulgado nesta segunda-feira (9) pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo.
De acordo com a Secom, o quadro é avaliado em R$ 8 milhões, mas “peças dessa magnitude costumam alcançar valor até cinco vezes maior em leilões”.
“Os terroristas que invadiram o Palácio do Planalto vandalizaram e destruíram parte importante do acervo artístico e arquitetônico ali reunido e que representa um capítulo importante da história nacional“, diz a nota.
Além do quadro de Di Cavalcanti, o inventário preliminar da Secom cita que a galeria de fotos dos ex-presidentes da República foi “totalmente destruída” e que uma obra de Jorge Eduardo que reproduz a bandeira do Brasil foi encontrada boiando na água que inundou o térreo do palácio.
De acordo com a Secom, o corredor que dá acesso às salas dos ministérios palacianos, no segundo andar, foi “brutalmente vandalizado”, enquanto obras de arte e móveis históricos no terceiro piso também foram danificados ou destruídos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.