A Secretaria Municipal de Saúde de Natal informa à população que a vacinação contra paralisia infantil, para de crianças de seis meses a menores de cinco anos, continua disponível em todas as unidades de saúde de Natal, no horário das 8h às 16h. A Campanha Nacional Contra a Paralisia Infantil foi realizada de 15 de agosto até o dia 4 de setembro, promovida pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), o Setor de Vigilância Epidemiológica (SVE) e o Núcleo Agravos Imunopreveníveis (NAI).
De acordo com dados desta terça-feira (8), do Núcleo de Agravos Imunoprevenìveis, Natal atingiu uma cobertura de 71,90%, que equivale a 35.497 crianças imunizadas.
O presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (SOPERN), Nivaldo Júnior, orienta aos pediatras que recomende que seus pacientes sejam vacinados, mesmo que a caderneta de vacinas estejam atualizadas. “A pólio ainda não está erradicada no mundo e essas campanhas ainda são necessárias para que possamos manter o Brasil livre da doença grave e incurável”, frisou.
A secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde, Saudade Azevedo, endossa a recomendação dada aos pediatras. “O Setor de Imunização do Ministério da Saúde e o NAI de Natal são suficientemente preparados e têm competência para determinar as normas de vacinação e só suspendê-las quando for necessárias”, disse.
“A campanha de vacinação contra a Poliomielite não atingiu a meta mínima de 95% em Natal. Precisamos que os pais ou responsáveis levem suas crianças, para uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para tomar a vacina contra a paralisia infantil e com isso, evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país”, destacou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Juliana Araújo.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.