Inaugurada no final do mês de agosto, a Unidade de Pronta Atendimento (UPA) zona Sul, completou um mês de serviços prestados para a população. Localizado no bairro Pitimbu, conjunto Cidade Satélite, o espaço realizou mais de seis mil atendimentos no período.
No total, contando de 1º de setembro até o último dia 30, foram 6.242 atendimentos médicos realizados, uma média diária de 208. Em relação aos procedimentos, os números também mostram a importância da unidade para os natalenses. Somente de exames laboratoriais, foram 6.234, eletrocardiogramas, 254, inalação/nebulização, 600, além de 21.344 prescrições de medicamentos para tratamento médico.
A UPA Sul tem capacidade de atendimentos de urgências e emergências, como acidentes cardiovasculares (AVC), infarto, fraturas, cortes, hipertensão arterial e febres altas. Ao todo, são 15 leitos, mais dois de isolamento. Na ala de classificação de risco vermelha, para casos mais complexos, os três leitos adultos e dois pediátricos, são equipados com respirador, máquinas de monitoramento cardíaco e conta com profissional médico 24 horas no local.
O local ainda dispõe de mecanismo de acolhimento com classificação de risco conforme o Protocolo de Manchester, exames como raios-X, eletrocardiografia, pequenas cirurgias (sutura), laboratório, nutrição e serviço social.
A UPA Sul Dr. Leônidas Ferreira foi a quarta Unidade de Pronto Atendimento entregue para a população de Natal. A estrutura recebeu investimentos de cerca de R$ 3,3 milhões, entre recursos da Prefeitura do Natal e Ministério da Saúde.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.