A Uber vai exigir uma foto selfie do usuário que optar pelo pagamento da corrida em dinheiro. O novo recurso – anunciado nesta segunda-feira (23), estava entre os mais pedidos pelos motoristas do aplicativo, segundo pesquisas internas.
Batizada de U-Selfie, a ferramenta ainda é piloto e será apenas para aqueles que se cadastrarem ou solicitarem uma viagem sem fornecer dados do meio de pagamento digital (cartão de crédito ou débito).
O modelo de selfie busca registrar a imagem da pessoa que fez a solicitação e se juntar aos outros recursos para verificação do usuário, como a verificação do CPF na base de dados da Serasa Experian e a de documentos, como RG e CNH.
A foto não será compartilhada com os motoristas e nem passará por verificação biométrica. Mas ela ficará armazenada nos servidores da Uber para consulta das autoridades em caso de necessidade, seguindo a previsão legal.
Para Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança da plataforma, o recurso é mais um importante passo para aprimorar a segurança em todas as viagens.
“A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já realizamos há muitos anos e para complementar a checagem de documentos. Tudo para dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso app“, afirmou em nota.
Recurso para usuários pedirem viagens para familiares, amigos e conhecidos
A Uber também lançou o piloto de um novo recurso por meio do qual o usuário poderá pedir uma viagem para outra pessoa. Chamado de “Viagem para Convidados”, esse recurso vai permitir ao usuário que insira nome e telefone do seu convidado ao solicitar uma viagem para um terceiro. O piloto já está sendo realizado em sete cidades: Fortaleza, Natal, Recife, Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Luís e Sorocaba (SP).
O nome do convidado será informado ao motorista parceiro, e o convidado, por sua vez, receberá no próprio celular todas as informações necessárias para embarcar na viagem (nome do motorista, cor, modelo, marca e placa do veículo). As viagens solicitadas dessa forma podem ser tanto pagas em dinheiro pelo convidado quanto em cartão pelo titular da conta que realiza a solicitação.
“Sabemos que as pessoas hoje já pedem viagens para amigos e familiares pelos mais diversos motivos: pode ser que a pessoa esteja sem bateria ou sem celular naquele momento, que não tenha o aplicativo instalado ou que não tenha familiaridade com essa tecnologia, entre muitas outras razões”, explica Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança da Uber. “Então queremos que o usuário informe isso dentro do app, tanto para que seu convidado possa receber em outro dispositivo as informações de que precisa para embarcar, se for o caso, quanto para que o motorista tenha tranquilidade que a viagem será realizada por quem ele viu no cartão de ofertas ao aceitar a viagem.”
Para os motoristas parceiros, além de poder ver o nome de quem efetivamente realizará a viagem no cartão de ofertas, depois de aceitar a viagem e abrir a tela com detalhes do usuário, o recurso mostrará que se trata de uma viagem pedida para um convidado, tornando a origem da solicitação ainda mais transparente.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.