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Uber gastou 10,7 bilhões de dólares em nove anos… valeu a pena?

O que torna a Uber a empresa de investimentos privados mais valiosa do mundo? Aqueles que apostam nisso dizem que dados o seu tamanho e crescimento, aliados a uma inspeção de seu desempenho financeiro, podemos ver que a estratégia tem sido muito cara.

A Uber teve poucos problemas para encontrar investidores ainda mais por ela gostar de contar sobre o valor que os passageiros pagam pelo serviço: 37 bilhões de dólares no ano passado. Mas a maioria disso vai para os motoristas, onde o lucro líquido da empresa atingiu 7,4 bilhões. Comparado com empresas públicas com avaliações similares, está muito aquém do esperado.

Desde a sua fundação há nove anos atrás, já foram gastos cerca de 10,7 bilhões de dólares, de acordo com a imprensa especializada no assunto. Na última década, apenas uma tecnologia pública na América do Norte perdeu mais em um ano do que a Uber gastou em 2017. Ninguém queimou tanto na primeira etapa de sua vida, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

Até o momento, os investidores deram à Uber 17,3 bilhões. E de acordo com uma análise de sua posição financeira, baseada em relatórios da Bloomberg e divulgações voluntárias da empresa, a Uber é uma anomalia corporativa. Poucas empresas na história cresceram tão rapidamente ou perderam tanto dinheiro em tão pouco tempo.

Em 2008, a Micron Technology reportou uma perda líquida de mais de 2 bilhões em um momento em que seus principais produtos foram vendidos por menos do que o custo de produção. As coisas estavam erradas e, no entanto, era menos da metade da perda da Uber – que girou na casa dos 4,5 bilhões no ano passado.

A Amazon, por exemplo, é famosa por suas perdas. Até mesmo na bolha dotcom, a gigante nunca chegou perto de perder tanto quanto a Uber. A sua maior perda foi em 2000:  1,4 bilhões de dólares (ou cerca de dois bilhões ajustados pela inflação). Na maioria dos anos, a Amazon ganha pequenos lucros.

O que os patrocinadores da Uber podem ressaltar, no entanto, é uma taxa quase sem paralelo de crescimento das vendas. No quarto trimestre de 2017, sua taxa de crescimento anual permaneceu forte, cerca de 90% em relação a 2016. Isso é mais rápido do que a maioria das empresas de tecnologia com uma avaliação similar.

A Uber apresentou o triplo de crescimento das vendas no ano passado, fazendo com que a empresa passasse de 40 bilhões para 60 bilhões de dólares. Mas esses números fazem dela um bom investimento? A julgar pelo valor das vendas no mercado – uma maneira de decidir se uma empresa já se tornou cara em relação aos seus concorrentes – a avaliação da Uber é 7,3 vezes a renda anual. Para o grupo de comparação, essa proporção é de 4,2 vezes. Quanto menor for a relação, melhor será o acordo que o investidor obterá. Resumindo: a Uber é bastante cara, se julgarmos unicamente pela renda anual. Geralmente, é preferível avaliar de acordo com o preço dos lucros, mas, claro, a Uber não tem nenhum, de modo que não é uma opção.

Deixando as coisas mais complicadas, a Uber sempre deu aos acionistas e aos meios de comunicação uma imagem mais bonita do que a realidade. Tradicionalmente, você prefere um cálculo de perda que não inclui juros, impostos, compensação baseada em ações e outras despesas. Esta contabilidade ajustada minimiza a escala de perdas ao longo dos anos. A empresa afirmou que números apertados refletem melhor seus negócios. No entanto, concordou em compartilhar os detalhes financeiros com a Bloomberg ao longo de 2017 usando ambas as práticas contábeis em um esforço para ser mais transparente.

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Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

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