O que torna a Uber a empresa de investimentos privados mais valiosa do mundo? Aqueles que apostam nisso dizem que dados o seu tamanho e crescimento, aliados a uma inspeção de seu desempenho financeiro, podemos ver que a estratégia tem sido muito cara.
A Uber teve poucos problemas para encontrar investidores ainda mais por ela gostar de contar sobre o valor que os passageiros pagam pelo serviço: 37 bilhões de dólares no ano passado. Mas a maioria disso vai para os motoristas, onde o lucro líquido da empresa atingiu 7,4 bilhões. Comparado com empresas públicas com avaliações similares, está muito aquém do esperado.
Desde a sua fundação há nove anos atrás, já foram gastos cerca de 10,7 bilhões de dólares, de acordo com a imprensa especializada no assunto. Na última década, apenas uma tecnologia pública na América do Norte perdeu mais em um ano do que a Uber gastou em 2017. Ninguém queimou tanto na primeira etapa de sua vida, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.
Até o momento, os investidores deram à Uber 17,3 bilhões. E de acordo com uma análise de sua posição financeira, baseada em relatórios da Bloomberg e divulgações voluntárias da empresa, a Uber é uma anomalia corporativa. Poucas empresas na história cresceram tão rapidamente ou perderam tanto dinheiro em tão pouco tempo.
Em 2008, a Micron Technology reportou uma perda líquida de mais de 2 bilhões em um momento em que seus principais produtos foram vendidos por menos do que o custo de produção. As coisas estavam erradas e, no entanto, era menos da metade da perda da Uber – que girou na casa dos 4,5 bilhões no ano passado.
A Amazon, por exemplo, é famosa por suas perdas. Até mesmo na bolha dotcom, a gigante nunca chegou perto de perder tanto quanto a Uber. A sua maior perda foi em 2000: 1,4 bilhões de dólares (ou cerca de dois bilhões ajustados pela inflação). Na maioria dos anos, a Amazon ganha pequenos lucros.
O que os patrocinadores da Uber podem ressaltar, no entanto, é uma taxa quase sem paralelo de crescimento das vendas. No quarto trimestre de 2017, sua taxa de crescimento anual permaneceu forte, cerca de 90% em relação a 2016. Isso é mais rápido do que a maioria das empresas de tecnologia com uma avaliação similar.
A Uber apresentou o triplo de crescimento das vendas no ano passado, fazendo com que a empresa passasse de 40 bilhões para 60 bilhões de dólares. Mas esses números fazem dela um bom investimento? A julgar pelo valor das vendas no mercado – uma maneira de decidir se uma empresa já se tornou cara em relação aos seus concorrentes – a avaliação da Uber é 7,3 vezes a renda anual. Para o grupo de comparação, essa proporção é de 4,2 vezes. Quanto menor for a relação, melhor será o acordo que o investidor obterá. Resumindo: a Uber é bastante cara, se julgarmos unicamente pela renda anual. Geralmente, é preferível avaliar de acordo com o preço dos lucros, mas, claro, a Uber não tem nenhum, de modo que não é uma opção.
Deixando as coisas mais complicadas, a Uber sempre deu aos acionistas e aos meios de comunicação uma imagem mais bonita do que a realidade. Tradicionalmente, você prefere um cálculo de perda que não inclui juros, impostos, compensação baseada em ações e outras despesas. Esta contabilidade ajustada minimiza a escala de perdas ao longo dos anos. A empresa afirmou que números apertados refletem melhor seus negócios. No entanto, concordou em compartilhar os detalhes financeiros com a Bloomberg ao longo de 2017 usando ambas as práticas contábeis em um esforço para ser mais transparente.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.