Era praticamente o único negócio que a Uber não dispunha no que diz respeito ao transporte. E tendo em conta que os serviços de metrô e ônibus são setores complicados para gerenciar, a empresa decidiu correr para o negócio de aluguel de bicicletas compartilhadas nas grandes cidades. A comida, o carro elétrico e autônomo, os futuros modelos aéreos, as ambulâncias e, claro, o substituto do táxi já estavam contemplados.
No momento, elas só estarão operando em São Francisco, na Califórnia. Após um acordo com a JUMP, a Uber colocará em circulação cerca de 250 bicicletas elétricas. Dentro de alguns meses, haverá outras 250 operando principalmente nas áreas próximas ao cais da cidade.
A Uber Bike será integrada no próprio sistema do veículo. Trabalhando da mesma forma que qualquer serviço de transporte, elas podem ser reservadas por um curto período de tempo enquanto o usuário se desloca para onde indica o GPS.
Sua vantagem? Tradicionalmente, diferentes empresas de aluguel de bicicletas possuem modelos sem motor. Ou seja, sem sistemas elétricos que possam ser adaptados a áreas com encostas íngremes. Por outro lado, as poucas empresas que oferecem esses serviços têm preços acima da média, como é o caso do BiciMad em Madri.
Como usar a Uber Bike
Basta tocar na opção “bicicleta” no menu do aplicativo localizado no canto superior esquerdo da tela inicial. A partir daí, você poderá ver as bicicletas JUMP disponíveis perto de você e reservar uma.
Uma vez que o passeio estiver completo, você poderá “bloquear” a bicicleta e deixá-la em um local público que será mostrado no mapa do aplicativo.
Interessante, não acha?
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.