(ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou a um acordo com os líderes do Congresso para encerrar temporariamente a paralisação do governo americano.
O pacto prevê a destinação de recursos para financiar a administração federal por três semanas, enquanto a Casa Branca e o Partido Democrata continuarão negociando os fundos para o muro no México.
“Estou muito orgulhoso de anunciar o fim do shutdown e a reabertura do governo federal”, disse Trump na Casa Branca.
“Apresentaremos uma nova proposta para a segurança de nossas fronteiras, e a realização do muro deve ser parte da solução”, acrescentou.
Segundo o presidente, existem “muros inteligentes”, que permitem a proteção das fronteiras de formas “não-invasivas” e por meio de “drones”.
O governo está paralisado desde 22 de dezembro – o shutdown mais longo da história -, e cerca de 800 mil funcionários federais estão sem receber salário. Trump exige que o Orçamento preveja US$ 5,7 bilhões para levantar o muro antimigrantes, mas os democratas, que dominam a Câmara, rejeitam a ideia.
A paralisação causou nesta sexta-feira (25) o fechamento do aeroporto de La Guardia, em Nova York, e atrasos na malha aérea dos EUA.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.