(ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu nesta segunda-feira (26) a hipótese de dialogar com a Coreia do Norte, após o país asiático ter se mostrado disposto a se sentar à mesa de negociações com Washington.
Em encontro com governadores na Casa Branca, Trump afirmou que os EUA também querem conversar, mas ressaltou que isso deve ocorrer “sob as condições certas”. “Vejamos o que acontece”, completou o mandatário.
Um dia antes, o general Kim Yong-chol, ex-chefe da inteligência norte-coreana e líder da delegação do país no encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, dissera ao presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, que Pyongyang estava disposta a ter conversas com os Estados Unidos.
O próprio Moon afirmou nesta segunda-feira que Washington deve diminuir suas exigências para iniciar um diálogo bilateral com a Coreia do Norte. Por outro lado, o presidente salientou que o regime de Kim Jong-un precisa mostrar a intenção de se “desnuclearizar”.
O primeiro ano de Trump na Casa Branca foi marcado por uma intensa batalha retórica com Pyongyang e ameaças mútuas de destruição. A tensão só diminuiu no início de 2018, com o acordo entre as duas Coreias para a participação de atletas do Norte nos Jogos de PyeongChang.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.