O Tribunal de Justiça do RN e o Sebrae-RN vão realizar na próxima semana, entre os dias 13 e 17 de junho, a Semana de Negociação Financeira, momento no qual empresários estabelecidos na Região Metropolitana de Natal e em débito com instituições bancárias terão a oportunidade de negociar suas dívidas e colocar em dia a situação financeira da empresa.
O evento, realizado na sede do Sebrae no bairro de Lagoa Nova, contará com a participação da Agência de Fomento (AGN), Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste e Bradesco.
O juiz coordenador do Cejusc, Herval Sampaio Júnior, destaca a importância da Semana de Negociação Financeira, principalmente no cenário de crise econômica vivenciada no país. “Será um momento de exaltação à busca do consenso, aonde os devedores poderão expor suas dificuldades ante a crise econômica e os bancos verdadeiramente estarão ouvindo e avaliando as propostas, tudo com a intermediação técnica do Sebrae”, salientou.
Preparação
O Sebrae fará um atendimento especial e prévio para as pessoas jurídicas inscritas oferecendo, gratuitamente, palestras sobre “Negociação” e “Gestão Financeira”, além de orientações individuais sobre as melhores alternativas de renegociação das parcelas e prazos para a quitação de financiamentos e empréstimos bancários, inclusive com possibilidade de período de carência.
Inicialmente os consultores farão uma análise da situação financeira da empresa inscrita, como o levantamento do montante da dívida, demonstrativo de resultado financeiro e avaliação da capacidade de pagamento do empresário.
“O nosso propósito é preparar o empresário para negociar com os agentes financeiros. Em muitos casos o fato da parcela do empréstimo não estar condizente com o potencial de pagamento do empresário é o que o torna inadimplente”, explica a gerente da Unidade de Orientação Empresarial do Sebrae-RN, Gilvanise Borba.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.