Mais 30,3 mil cidadãos foram considerados elegíveis para o auxílio emergencial, neste mês de julho, pelos sistemas de processamento de dados da Dataprev. A medida ocorreu após conclusão do processo de análise e aprovação (homologação) dos resultados pelo Ministério da Cidadania – órgão gestor do programa. O investimento do Governo Federal ao novo grupo será de R$ 6,39 milhões.
Neste novo lote, o período de contestação dos resultados daqueles cidadãos considerados inelegíveis e que não concordem com os resultados, é até 24 de julho. Passou desse prazo, não terá mais como contestar.
De acordo com o Ministério da Cidadania, os cidadãos considerados elegíveis nesta remessa de julho receberão todas as parcelas a que têm direito – conforme calendário de transferências e saques da parcela quatro do Auxílio Emergencial 2021.
Os beneficiados fazem parte dos inscritos pelos meios digitais e integrantes do Cadastro Único. Serão 18.675 com cota de R$ 150. Outros 6.376 cidadãos receberão a de R$ 250. Já 5.339 pessoas terão o valor de R$ 375 depositado nas contas sociais.
O lote de julho é composto por: trabalhadores que aguardam análise inicial; pessoas que apresentaram contestações consideradas inelegíveis anteriormente – incluindo o reprocessamento de contestações do primeiro lote divulgado em abril – ; além daqueles que passaram a cumprir os requisitos do Auxílio Emergencial 2021.
O ministro da Cidadania, João Roma, ressalta que toda a operação de pagamento do benefício passa por cruzamento de informações de diversos bancos de dados para garantir que os recursos cheguem, de fato, a quem mais precisa. “Temos realizado uma operação abrangente, no sentido de que o Auxílio Emergencial seja pago à população em situação de vulnerabilidade, e muito criteriosa, para evitar fraudes e repasses indevidos”, afirmou João Roma.
Contestações
Trabalhadores não aprovados neste lote e que não concordem com o resultado, poderão solicitar a contestação até o dia 24 de julho, por meio do Portal de Consultas do Programa – desenvolvido pela Dataprev.
A Pasta lembra que aqueles que já contestaram anteriormente não podem apresentar novo requerimento. Além disso, alguns motivos de não aprovação são definitivos e, para esses casos, não é possível realizar a medida.
Papel da Dataprev
Parceira tecnológica do Governo Federal, a Dataprev foi acionada pelo Ministério da Cidadania para auxiliar no reconhecimento do direito do cidadão em receber o Auxílio Emergencial. A empresa possui 46 anos de experiência em processamento de grande volume de dados.
No Auxílio Emergencial 2021, especialistas da Dataprev atuaram em quatro frentes principais:
- Processamento. Compilação de uma base analítica – composta pelos dados mais atuais dos cidadãos – disponíveis nos cadastros oficiais da União. Neste ano, o Ministério da Cidadania indicou 27 bases de informação. Em 2020, foram 22 instituições diferentes. A base é atualizada mensalmente.
- Desenvolvimento do sistema de processamento e cruzamento de dados dos brasileiros.
- Equipes dedicadas no desenvolvimento de novas funcionalidades no Portal de Consultas do Auxílio Emergencial.
- Ações constantes de infraestrutura tecnológica e segurança da Dataprev.
Pagamentos
Para os aniversariantes de janeiro, os pagamentos do benefício foram realizados no sábado (17). O cronograma de transferências continuou no domingo (18) para quem nasceu em fevereiro, e nesta segunda (19) para quem nasceu março.
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