A função de um teste de gravidez é muito evidente. No entanto, os pesquisadores descobriram que poderia ter outro uso muito importante: ajudar na detecção de câncer em homens.
Alguns anos atrás, o caso de Byron Geldard tornou-se muito popular, uma vez que recebeu um diagnóstico de câncer de testículo depois de usar um teste de gravidez e que deu positivo. O jovem britânico foi ao médico quando sentiu dores severas no lado direito do corpo e detectou um nódulo.
“Tudo era muito surreal para ser honesto. Lá estava com um teste de gravidez positivo e algo crescendo dentro de mim. Eu pensei que ia acabar num documentário”, explicou Geldard para o jornal inglês The Telegraph.
Graças ao teste de gravidez, os médicos que o trataram no Hospital Addenbrooke conseguiram detectar que o homem tinha câncer testicular na fase 4, que também se espalhou para o abdômen e os pulmões.
Por que o teste funcionou?
Alguns tipos de câncer testicular fazem com que o corpo produza níveis elevados do hormônio HCG (gonadotrofina coriônica humana) – que é o mesmo hormônio presente durante a gravidez, graças ao desenvolvimento da placenta. Daí o motivo do teste ter dado positivo e o câncer ter sido descoberto.
De acordo com informações da American Cancer Society, foram documentados casos de homens e mulheres que sofrem de câncer de pâncreas, pulmão e estômago, entre outros, cuja análise revela que eles têm altos níveis de hormônio HCG, o suficiente para saber se é positivo apenas com um teste de gravidez feito em casa.
Este tipo de teste é fácil de usar já que não é invasivo com o organismo. No entanto, os médicos recomendam que não seja o único método de detecção, uma vez que vários testes são necessários para ter um diagnóstico completo de câncer, como ultra-som, tomografia computadorizada, ressonância magnética, exames de sangue e biópsias.
Quais os sintomas?
Para realizar uma detecção do câncer testicular, os homens devem estar atentos aos sintomas, como um nódulo na área genital, dor e / ou aumento do tamanho dos testículos, crescimento mamário, dor nos lados do abdômen ou nas costas; bem como ter um check-up anual ou a cada seis meses se houver uma história familiar de câncer.
Além disso, é importante ter em conta que nenhum teste de gravidez é 100% eficaz. Existem vários fatores que podem fazer com que um teste de gravidez feito em casa traga o resultado errado. Entre esses fatores, podemos citar:
- Uso inadequado (como ter armazenado por um longo período de tempo ou ser exposto ao clima)
- A quantidade de urina pode não ser suficiente
- Caso o paciente esteja tomando algum remédio que contenha hormônio HCG (este tipo de medicamento é usada em tratamentos para fertilidade).
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.