O impacto dos dois terremotos que atingiram a Turquia no último domingo (5) foi comparável ao de mais de 500 bombas atômicas, de acordo com a Autoridade Turca de Gerenciamento de Desastres (AFAD).
O gerente geral de Redução de Risco de Terremoto da organização, Orhan Tatar, afirmou que já ocorreram mais de 2.000 tremores secundários após os terremotos, com magnitudes em sua maioria superiores a 4.
“Estamos enfrentando um desastre muito além do que prevíamos”, disse Tatar. De acordo com ele, o “efeito destrutivo” do primeiro terremoto durou 65 segundos, enquanto o do segundo terremoto durou 45 segundos, resultando em uma área abalada por cerca de 2 minutos.
No entanto, Tatar afirmou que não houve derrames de lava, cinzas vulcânicas, derrames de petróleo ou fugas de gás na área afetada pelo terremoto. Porém, ele alertou os moradores para terem cuidado especial nas áreas rurais e nas cidades, pois há risco de deslizamentos de terra.
Ele também pediu aos cidadãos que não confiem em declarações feitas fora das instituições oficiais do Estado e que fiquem longe de prédios danificados. Especialistas estão inspecionando 32.500 imóveis por dia.
O número de mortos no país já subiu para 20.665, enquanto o número de feridos ultrapassa 80.000. Cerca de 92.697 vítimas foram evacuadas para províncias mais seguras.
Um total de 31.832 socorristas locais e 8.294 voluntários estrangeiros estão trabalhando na região afetada pelo terremoto.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.