Variedades

Termos sexistas que são falados em vários idiomas

(ANSA) – O Dia Internacional da Mulher, celebrado todo 8 de março, é uma data de luta contra a violência e a disparidade de gênero. No entanto, às vezes, o sexismo e o machismo estão tão enraizados na cultura e na sociedade que passam despercebidos dentro dos idiomas e das linguagens. O aplicativo Babbel fez uma pesquisa e selecionou termos em vários idiomas que retratam o patriarcado e o machismo.

Confira:

1) Histeria

Na Grécia Antiga, o médico Hipócrates defendia uma teoria de que o útero (Hystéra, no grego antigo) era o causador de irritações, ansiedade e palpitações. O tratamento para a “histeria” era o casamento. Hoje em dia, o termo existe em vários idiomas e serve como insulto em situações de crise nervosa.

2) Zitella – Italiano

“Zitella”, em italiano, é uma palavra usada para julgar a vida sexual de uma mulher, principalmente solteiras em idade adulta.

No português, corresponde ao termo “solteirona”.

3) Gars/Garce – Francês

O idioma francês tem a mesma palavra com dois significados, dependendo do gênero. Gars se refere a um “garoto jovem”, enquanto “garce”, no feminino, significa “mulher fácil, promíscua”.

4) Schlampe/Schlamper – Alemão

Na versão feminina, schlampe tem a conotação pejorativa de “cadela” e “vagabunda”. No masculino, schlamper significa “desordenado”.

5) Mulher de malandro – Português

A expressão é usada para definir uma mulher que, sendo submetida a sofrimento físico ou psicológico por uma ou mais vezes, se mantém junto ou se relacionando com a pessoa agressora.

6) Mansplaining – Inglês

O termo é uma junção de “man” e “explaining” e se refere ao comportamento masculino de sempre explicar os fatos e as situações para as mulheres, acreditando que elas não conseguiram entender sozinhas.

7) Manterrupting – Inglês

Também formada pela junção de “man” e “interrupting”, a palavra se refere às interrupções masculinas quando uma mulher está falando, impedindo-a de concluir o discurso.

8) Bropriating – Inglês

Brother + appropriating é a origem do termo, usado quando um homem se apropria da ideia de uma colega ou mulher, agindo como se fosse o autor e levando todo o mérito.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 28 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.