Variedades

Terçol pode se tornar crônico e se transformar em um calázio

O terçol, cujo termo médico é hordéolo, é uma das doenças palpebrais mais comuns do mundo. Em geral, o terçol surge nas margens externas ou internas das pálpebras, como resultado de uma infecção bacteriana nas glândulas de Zeis ou Moll.

Já o calázio é uma inflamação palpebral estéril, ou seja, não é causado por bactérias. É uma inflamação granulomatosa crônica. A origem desta condição é a obstrução das glândulas de Meibômio, responsáveis por produzir substâncias necessárias para o bom funcionamento do sistema lacrimal.

Porém, embora o hordéolo e o calázio sejam duas condições oftalmológicas diferentes, um terçol pode evoluir para um calázio. Nestes casos, trata-se de calázio secundário a um hordéolo.

Terçol e verão: tudo a ver!

Segundo a oftalmologista Dra. Tatiana Nahas, Chefe do Serviço de Plástica Ocular da Santa Casa de São Paulo, o terçol é uma condição oftalmológica muito prevalente, especialmente no verão. “Com a chegada do calor, a incidência de terçol aumenta muito. Mas, na maioria dos casos, a resolução é espontânea, principalmente quando é externo”.

“Mas, em algumas pessoas a inflamação causada pelo terçol pode atingir as glândulas de Meibômio, causando à obstrução dessas estruturas. Isso leva ao desenvolvimento de um calázio secundário ao terçol”, esclarece Dra. Tatiana.

Sintomas são parecidos no início do quadro

“Normalmente, o terçol causa dor, inchaço nas pálpebras, vermelhidão no local, lacrimejamento, sensibilidade à luz e sensação de ter areia nos olhos. Muitas vezes, pode simular o início de uma conjuntivite e, por este motivo, o paciente deve procurar seu oftalmologista”, comenta Dra. Tatiana.

Além disto, pode surgir um ponto ou bolinha amarela na margem das pálpebras. A resolução se dá quando o pus da infecção é liberado e a lesão regride espontaneamente.

Já no calázio secundário a um hordéolo, as manifestações podem ser diferentes. “No início do quadro, pode ser difícil diferenciar um terçol de um calázio. O paciente apresenta inchaço nas pálpebras, irritação e sinais de inflamação, como dor e vermelhidão. Quando a inflamação diminui ou se resolve, surge um cisto ou um nódulo, normalmente indolor, debaixo da pálpebra”, cita a médica.

Como é o tratamento do calázio?

Em primeiro lugar, é importante dizer que o calázio secundário a um hordéolo interno é raro. A grande maioria dos hordéolos se resolve sozinho, com uso de compressas mornas e massagens no local.

“Aqueles que se tornam crônicos e se encapsulam são chamados de calázio. Estes só podem ser resolvidos cirurgicamente. O material interno é drenado e sua cápsula é removida, para diminuir a chance de recorrência do quadro”, explica Dra. Tatiana.

É possível prevenir?

A melhor maneira de prevenir o desenvolvimento de um terçol é adotar medidas de higiene. “Quase todas as pessoas costumam levar às mãos aos olhos durante o dia a dia. Coçar os olhos ou manusear a região pode aumentar o risco de contrair uma infecção. Portanto, lavar bem as mãos e evitar ao máximo coçar os olhos são medidas importantes para prevenir um terçol”, recomenda Dra. Tatiana.

Mas, em alguns casos, há doenças que aumentam consideravelmente o risco de desenvolver um hordéolo ou um calázio. Blefarite, rosácea, triquíase e dermatite seborreica são fatores de risco.

“Para esse grupo, a principal recomendação é realizar a higiene das pálpebras regularmente. A oftalmologista lembra ainda que o paciente não deve se automedicar, usando colírios ou pomadas nos olhos, sem a devida prescrição médica”, encerra a oftalmologista.

Como fazer a higiene das pálpebras

Todas as pessoas podem realizar a higiene das pálpebras. Veja o passo a passo:

  • Aquecimento das pálpebras: Como as secreções ficam endurecidas, é preciso aquecer para desgrudar e não machucar a pele. O ideal é fazer uma compressa com água morna e deixar de 3 a 5 minutos em cada olho.
  • Massagem: Depois, é preciso fazer uma massagem sútil de fora para dentro para eliminar a secreção acumulada.
  • Limpeza das pálpebras e dos cílios: O médico pode indicar um produto específico para essa etapa ou você pode usar shampoo neutro infantil e água morna. Com a ponta dos dedos limpe as pálpebras e os cílios. Massageie suavemente, com movimentos circulares, mantendo os olhos fechados

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.