As fortes chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo neste fim de semana deixaram ao menos 36 mortos e centenas de pessoas desalojadas e desabrigadas, segundo as prefeituras locais e a Defesa Civil do Estado de São Paulo. Os temporais causaram alagamentos, deslizamentos, soterramento de casas, afetaram o abastecimento de água e levaram à interdição de rodovias e estradas, deixando os moradores isolados.
Os temporais causaram diversos alagamentos e deslizamentos de terra ao longo da região. Além disso, o mau tempo interditou alguns trechos das rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios.
A prioridade é o socorro às vítimas e o fornecimento aos mais de 970 desalojados e 747 desabrigados, informou o governo de São Paulo.
O município mais afetado foi São Sebastião, onde ocorreram 35 das 36 mortes registradas. A cidade teve um volume de chuva de 627 milímetros em apenas 24 horas, enquanto Bertioga registrou quase 700 mm no mesmo período. As chuvas intensas também afetaram outras cidades do litoral norte de São Paulo, como Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e Guarujá.
O governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), decretou estado de calamidade pública nas cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), visita nesta segunda-feira (20) as áreas afetadas pelos temporais, assim como os ministros de Portos e Aeroportos, Márcio França; de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Equipes de resgate, bombeiros e voluntários trabalharam incansavelmente para resgatar vítimas e ajudar as pessoas afetadas pela chuva. O governo do estado disponibilizou recursos e apoio para as prefeituras locais, incluindo a distribuição de mantimentos, medicamentos e água potável.
As autoridades locais também alertaram para a possibilidade de novas chuvas intensas na região nos próximos dias, pedindo que a população redobre a atenção e tome medidas preventivas para evitar novos acidentes e danos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.