(ANSA) – O presidente Michel Temer assinou nesta sexta-feira (28) o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) que autoriza o envio das Forças Armadas para atuar na segurança pública no Rio de Janeiro.
O fim do prazo de permanência das tropas federais foi fixado em 31 de dezembro de 2017, e os soldados podem ser enviados ao estado a qualquer momento. Durante a semana, o ministro da Defesa Raul Jungmann havia dito que os detalhes da operação seriam mantidos em “sigilo” para causar um “efeito surpresa”.
As intervenções de GLO foram instituídas por ocasião da Copa do Mundo de 2014 e preveem ações “esporádicas”, em áreas “restritas” e por tempo “limitado”. Elas são convocadas por ordem do presidente da República, quando há o “esgotamento das forças tradicionais de segurança pública”.
Recentemente, Temer chegou a assinar um decreto autorizando o uso das Forças Armadas para proteger prédios públicos em Brasília, após confusões em manifestações contra o governo, mas acabou voltando atrás.
A decisão de convocar o Exército para atuar como Polícia no Rio de Janeiro foi tomada por conta da caótica situação da segurança pública no estado. Desde o início do ano, mais de 90 policiais foram assassinados em solo fluminense, e também são frequentes os casos de tiroteios e balas perdidas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.