O fascínio pelas tatuagens atingiu o campo científico em inúmeras ocasiões. Do ponto de vista psicológico – que combina a perspectiva sociocultural com a científica – as tatuagens têm tanto estigmas quanto benefícios.
Recentemente, um estudo da Escola de Negócios da Universidade de Miami veio para incentivar os amantes de desenhos sobre a pele: tê-los, poderia representar novas e melhores oportunidades de trabalho, segundo o economista e professor da renomada universidade, Michael T. French, que lidera a pesquisa desde 2016. Para realizá-la, ele compilou estatísticas oficiais e reuniu 2.000 participantes de 50 diferentes estados dos EUA.
Ele descobriu que aproximadamente 40% da geração do milênio (a que está crescendo no mercado de trabalho na atualidade) são tatuados, e ao contrário do que se poderia pensar, boa parte dos gerentes e chefes de empresas de destaque tiveram que se adequar aos novos tempos para manter uma certa vantagem competitiva no mercado.
O estudo também apontou que nos últimos 2 anos houve uma diminuição significativa de casos de discriminação relacionados com tatuagens quando o assunto é mercado de trabalho: uma minoria dos tatuados foi rejeitada em sua mais recente busca por emprego.
Segundo os autores da pesquisa, a percepção de tatuagens no ambiente de trabalho mudou tanto que até mesmo uma tatuagem visível não está mais vinculada a menos oportunidades e menores salários. Especificamente, o estudo constatou que salários e ganhos anuais de empregados tatuados eram estatisticamente iguais e em alguns casos até melhores do que aqueles sem tatuagem. No mercado de contratação, os candidatos a emprego tatuados também têm a mesma probabilidade e, em alguns casos, são mais propensos a conseguir emprego.
“Os estigmas de longa data associados com tatuagens, e particularmente as visíveis, podem estar se desgastando, especialmente entre os indivíduos mais jovens que veem a arte corporal como uma forma natural e comum de expressão pessoal”, disse French. “Dada a crescente prevalência de tatuagens na sociedade – cerca de 40% dos jovens adultos -, os gerentes e supervisores que discriminam trabalhadores tatuados provavelmente se encontrarão em desvantagem competitiva quando se trata de funcionários mais qualificados”.
Pesquisas anteriores descobriram que os gerentes de recrutamento viam as pessoas tatuadas como menos empregáveis do que pessoas sem tatuagens. Este foi especialmente o caso para aqueles com tatuagens visíveis e que são difíceis de esconder no trabalho.
Áreas com mais oportunidades
French também menciona que os trabalhos com mais oportunidades são geralmente em cargos de criatividade (publicidade, design, animação, etc.), porque para muitos, tatuado é sinônimo de boa imaginação e vontade para desempenhar a função.
É claro que esse estudo só levou os americanos em consideração, mas é um ótimo começo para o resto do mundo começar a mudar suas perspectivas sobre algo tão artístico e pessoal quanto as tatuagens.
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