Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GMN) realizaram a captura de tamanduá-bandeira. Dessa vez a equipe foi acionada para remover o animal numa residência situada no bairro de Parque dos Coqueiros, zona Norte da capital.
Os guardas municipais cercaram o animal entre os arbustos e utilizando luvas conseguiram efetivar a captura. O tamanduá passou por uma análise para verificar se existia algum indício de ferimento e como não foi detectada nenhuma anomalia ele foi levado para o Parque da Cidade do Natal, aonde foi devolvido ao seu habitat natural.
De acordo com a coordenadora do grupamento, Francineide Maria, o procedimento para os animais silvestres que são resgatados com ferimentos é primeiro tratá-los e só após avaliar seu retorno ao meu ambiente. “O animal que resgatamos com alguma lesão é levado ao Aquário Natal, que dispõe de uma equipe de biólogos que tratam da espécie e analisam se o mesmo terá condições de ser devolvido à natureza”, disse.
A coordenadora também informou que qualquer cidadão que se deparar com algum animal silvestre fora do seu habitat natural pode solicitar o apoia do Grupamento através do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) ligando para o número 190. “É importante que as pessoas nunca espanquem ou tentem matar o animal, apenas acionem nossas guarnições que iremos fazer o resgate”, concluiu Francineide.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.
Esse é um tamanduá-mirim não o bandeira, o bandeira não ocorre no RN.