Variedades

Suspender ‘Minha Casa, Minha Vida’ é tiro pela culatra

Graças ao desempenho do setor imobiliário, a construção civil cresceu 2% no segundo trimestre de 2019, na comparação com igual período do ano anterior, rompendo um ciclo de cinco anos consecutivos de queda.

De acordo com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria), os lançamentos imobiliários cresceram 11,8% e as vendas 16% em âmbito nacional. Na capital paulista, a Pesquisa Secovi-SP de junho registra recorde histórico, com incremento de 176% nas vendas em quase 219% nos lançamentos, em relação ao mesmo mês do exercício anterior.

Tais resultados repercutiram diretamente no resultado do PIB (Produto Interno Bruto), cuja alta de 0,4% afastou momentaneamente o País da recessão técnica e reduziu o desemprego – no último trimestre (encerrado em julho) o nível recuou 4,6%, se comparado aos três meses anteriores, caindo para 11,8% no trimestre encerrado em julho.

Os fatos mais uma vez atestam a decisiva contribuição da indústria imobiliária e da construção civil para o crescimento econômico.

Apesar disso, visando economizar R$ 2 bilhões para enfrentar despesas obrigatórias e abrir espaço no teto de gastos, o governo estuda suspender novas contratações do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) em 2020 – e por período não definido.

“Faz sentido? Qual a lógica em paralisar uma atividade que pode gerar em impostos, renda, consumo muito mais do que a economia pretendida?”, questiona o presidente do Secovi-SP, Basilio Jafet.

“Neutralizar o segmento que mais impactos positivos traz para o desenvolvimento e que mais movimenta inúmeros outros setores produtivos é o que podemos definir como um autêntico tiro pela culatra”, afirma Jafet.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.