Durante a noite de sábado (29) e a manhã do domingo assistiremos ao fenômeno celeste conhecido como ‘superlua’ quando a lua aparece mais brilhante e até 10% maior. Embora não seja um termo oficial usado pela comunidade da astronomia, o termo ‘superlua’ tenta explicar o efeito que ocorre quando a lua cheia está em um de seus pontos mais próximo da Terra (perigeu).
Tal localização no espaço permite que o satélite possa atingir o seu tamanho máximo e criar a ilusão de ser muito maior do que o normal. Os especialistas recomendam desfrutar o perigeu em um lugar com boa visibilidade, na medida do possível, longe de árvores e edifícios. Caso contrário, o efeito não pode ser percebido em toda sua glória.
O espetáculo celeste, que faz parte de uma série de ‘superluas’ visíveis neste ano, pode ser visto novamente no dia 28 de setembro e vai coincidir com um eclipse total da lua.
Apesar de termos outros dois episódios de superlua neste ano (28 de Setembro e 27 de Outubro), a observação mais favorável será a desta, já que a diferença entre a Lua Cheia e o perigeu será de apenas 66 minutos. A distância prevista entre Lua e Terra será, respectivamente, de 356.876 quilômetros e 358.463 quilômetros.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.