A Suécia inaugurou a primeira estrada eletrificada do mundo. O trecho de 2 km foi aberto na última quarta-feira (11) durante uma cerimônia que contou com a participação do ministro da Infraestrutura da Suécia, Tomas Eneroth, e Lena Erixon, diretora geral da Administração Sueca de Transportes.
De acordo com o The Local, a tecnologia – que está localizada na saída do aeroporto de Estocolmo Arlanda, consiste em um dispositivo que se encaixa na parte inferior do chassi dos carros e que se conecta ao extenso trilho elétrico no meio da estrada. O conector detecta o slot na estrada e desce automaticamente para a pista. No final da jornada, o mecanismo sobe da mesma maneira.
De acordo com Gunnar Asplund, desenvolvedor da ideia, esta alternativa permite resolver uma das principais desvantagens dos carros elétricos: a curta duração da bateria e o prolongado tempo de carregamento. Além disso, poderia reduzir significativamente as emissões de dióxido de carbono a um custo de construção muito menor do que um trecho urbano normal.
Por sua vez, o consórcio responsável pela construção do setor elétrico acredita que tecnologias semelhantes poderão entrar em uso comercial em um período de 5 a 10 anos. “Todo governo que quer ter um sistema de transporte livre de combustível fóssil tem que fazer alguma coisa, e é realmente difícil pensar em alcançá-lo sem estradas elétricas”, diz a empresa.
Um caminhão elétrico que funcionará para a empresa de logística PostNord durante os próximos 12 meses usará a estrada para fazer a “recarga”, uma vez que transporta as entregas entre o aeroporto de Arlanda e seu centro de distribuição a 12 km de distância.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.