Variedades

Studygram: saiba como perfis do Instagram ajudam nos estudos e na aprovação

Um bilhão de contas ativas no Instagram já é realidade e foi alcançada no final do primeiro semestre de 2018, de acordo com a plataforma. A presença dos brasileiros na rede social levou o país a ocupar o segundo lugar no ranking dos mais adeptos em todo o mundo: 50 milhões de usuários ativos até outubro do ano passado. Segundo a Opinion Box, 25% dos internautas declaram que o “insta” é o aplicativo mais utilizado e 73% dos jovens entre 16 e 29 anos visualizam o app mais de uma vez em 24 horas.

Não há dúvidas de que o aplicativo pode trazer boas oportunidades de negócio em diversos segmentos e que, em geral, as pessoas consultam produtos, curtem fotos ou vídeos de amigos e atualizam a timeline. O que tem chamado a atenção é a popularização do studygram – contas dedicadas ao estudo, que postam conteúdos sobre disciplinas da educação básica e têm como público-alvo estudantes de pré-vestibular e participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Há pouco mais de quatro meses, o vestibulando em Engenharia Elétrica Lucas Pereira, de 20 anos, criou um studygram. “Surgiu na possibilidade de ajudar as pessoas nos seus estudos e também me motivar a estudar para o Enem, pois estudo em casa por conta própria”, sinaliza o estudante o qual compartilha conhecimento para estimular outros pré-vestibulandos que, assim como ele, desejam ingressar no ensino superior.

Instagram
Foto: Pixabay/Portal N10

Entre a concepção da ideia e a criação do perfil, pouco menos de um dia foi o suficiente para escolher o nome da conta, organizar os conteúdos e escrever a primeira postagem. “Os feedbacks foram bons, as pessoas gostaram. Eu, como aluno, tinha dúvidas e procurava dicas. Com o studygram, eu compartilho o que aprendo e o que poderia ser muito útil para facilitar os estudos”, pontua.

Em relação ao engajamento com o público, Pereira destaca um detalhe interessante: o número de publicações salvas chega a ser maior do que o número de curtidas em determinados casos, como o caso de pessoas que optam por comprar curtidas. Para Lucas, “essas postagens funcionam como lembretes e dicas que as pessoas salvam para não esquecer ou para anotar no material de estudo depois”.

Além de fotografias e vídeos compartilhados na timeline, variar o formato das publicações ajuda a organizar a conta ou a destacar temas mais relevantes em detrimento de outros. “É preciso criar postagens chamativas, com conteúdo que a pessoas olhem e saibam que vão contribuir muito para os estudos”, pontua ao considerar a importância dos assuntos.

Explorar recursos como stories e “destaques” pode facilitar a vida do estudante. De acordo com o Instagram, “a ideia é trazer mais formas de conectar pessoas e marcas na plataforma”. Mais de 400 milhões de contas utilizam o Instagram Stories diariamente.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.