Variedades

STF derruba lei que proibia uso de linguagem neutra em escolas e concursos

A linguagem neutra propõe o uso de artigos neutros “e”, “x” ou “@”, em substituição aos artigos feminino e masculino “a” e “o”

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu derrubar uma lei estadual de Rondônia que proibia o uso de linguagem neutra na grade curricular, no material didático de escolas públicas e privadas e em editais de concursos públicos.

A decisão foi tomada em um julgamento virtual, em que os ministros da Corte apenas informam o voto, sem fazer explanações. O relator do caso, ministro Edson Fachin, defendeu que a norma estadual viola a competência legislativa da União e confronta a liberdade de expressão garantida pela Constituição.

A ação foi proposta pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino, que considera a proibição da linguagem neutra uma forma de censura prévia e uma limitação à liberdade de expressão dos estudantes e professores. Para a confederação, o uso da linguagem neutra é uma forma de inclusão e respeito à diversidade.

A linguagem neutra propõe o uso de artigos neutros “e”, “x” ou “@”, em substituição aos artigos feminino e masculino “a” e “o”. O objetivo é evitar a utilização dos marcadores de gênero, o que pode excluir ou constranger pessoas que não se identificam com os gêneros binários (masculino e feminino), afirmam os defensores da linguagem.

Além disso, a linguagem neutra também propõe a grafia de palavras como “todas” ou “todos” como “todes”, e o uso do pronome “elu” para se referir a pessoas sem considerar o gênero com o qual se identificam.

A decisão do STF reforça a competência da União na definição de diretrizes educacionais, e impede que estados e municípios proíbam ou limitem o uso de práticas pedagógicas que respeitem a diversidade cultural e a inclusão social.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Gorduras Boas no Abacate: Saiba Mais Vitalidade na Terceira Idade: Exercícios para Fortalecer o Corpo e a Mente Estratégias para Balancear Músculos e Gorduras Prevenindo Problemas com Botox Alimentação e Exercício: Aliados na Prevenção da Resistência à Insulina Frango Limpo: O Que Você Precisa Saber Benefícios do Pinhão: Mais que um Sabor de Inverno Rotinas Perigosas: O que Você Não Percebe Como Escolher Óleos Vegetais Saudáveis Castanha de Caju: A Aliada do Bem-Estar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.