Variedades

Social commerce: venda com descontos via rede social é lançada pela Magalu

O modelo já é sucesso na China, onde as compras coletivas tendo redes sociais como engrenagem de venda já respondem por 13% do comércio eletrônico

A rede varejista publica, em seu site ou plataforma, um super desconto para um produto. Mas, para concluir a venda, é preciso que um número mínimo de pessoas faça a compra.

O cliente pode ajudar nessa empreitada, compartilhando o link do anúncio com seus amigos em diferentes redes sociais. Fechado o grupo, a venda é concluída.

Pronto: ganha o cliente com o megadesconto e ganha a varejista com a adesão e o engajamento de novos usuários.

É assim que funciona o ‘social commerce’, nova modalidade de venda online que é uma espécie de atacarejo virtual com viés de rede social.

O modelo já é sucesso na China, onde as compras coletivas tendo redes sociais como engrenagem de venda já respondem por 13% do comércio eletrônico.

Um exemplo é o Pinduoduo. Criada em Xangai, a plataforma permite aos usuários fazerem compras em conjunto ganhando descontos e benefícios e superou em número de contas ativas a gigante Alibaba, mais conhecida no Brasil pela plataforma AliExpress.

Vendendo de alimentos a eletrônicos e serviços, o Pinduoduo chegou a 868,7 milhões de usuários com compras regulares em 2021, um avanço de 10% frente ao ano anterior.

No Brasil, a Magazine Luiza lançou nesta quarta-feira (23/03) a Compra Junto Magalu, sua plataforma de social commerce.

O que é o Compra Junto da Magalu?

O Magazine Luiza acaba de inaugurar sua própria rede social de compras coletivas: o Compra Junto. A nova modalidade de consumo vai ficar disponível no aplicativo do Magalu e promete descontos de até 55% em produtos variados: de itens de supermercado à aparelhos de linha branca, como geladeiras.

Compra Junto terá metas para obter mais descontos

A nova ferramenta é voltada para a estratégia de social commerce, que funciona diferente de um site de vendas diretas ou marketplace.

As ofertas que aparecem para os clientes do Compre Junto terão duração limitada e uma meta de interessados a ser batida. Se quiserem, os usuários têm que compartilhar os links da promoção, e formar um grupo de possíveis compradores.

Na fase de formação do grupo, quem comprar o produto em oferta terá o valor da transação do reservado no cartão de crédito. Somente após a formação de um grupo grande o suficiente, e de o número de compradores bater a meta, o dinheiro é liberado.

O Compra Junto usa o poder da internet para potencializar benefícios, tanto para o cliente, quanto para a empresa”, conta Vinicius Porto, diretor de Experiência do Cliente do Magazine Luiza. O executivo explica que o consumidor vai procurar ofertas quase como um passatempo. “Estamos unindo a atração das promoções com o entretenimento da interação, tornando a compra proveitosa e divertida”.

Um sortimento amplo de itens vendidos pela nova plataforma serão entregues por todo o Brasil; se o cliente preferir, ele pode retirar os produtos em uma das lojas físicas do Magalu.

Em breve, uma atualização para o Compra Junto trará o recurso de geolocalização para ajudar a reduzir o custo e o tempo de entrega dos produtos. Com a nova modalidade de compra, o Magalu planeja trazer mais usuários a seu aplicativo.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.