A rede varejista publica, em seu site ou plataforma, um super desconto para um produto. Mas, para concluir a venda, é preciso que um número mínimo de pessoas faça a compra.
O cliente pode ajudar nessa empreitada, compartilhando o link do anúncio com seus amigos em diferentes redes sociais. Fechado o grupo, a venda é concluída.
Pronto: ganha o cliente com o megadesconto e ganha a varejista com a adesão e o engajamento de novos usuários.
É assim que funciona o ‘social commerce’, nova modalidade de venda online que é uma espécie de atacarejo virtual com viés de rede social.
O modelo já é sucesso na China, onde as compras coletivas tendo redes sociais como engrenagem de venda já respondem por 13% do comércio eletrônico.
Um exemplo é o Pinduoduo. Criada em Xangai, a plataforma permite aos usuários fazerem compras em conjunto ganhando descontos e benefícios e superou em número de contas ativas a gigante Alibaba, mais conhecida no Brasil pela plataforma AliExpress.
Vendendo de alimentos a eletrônicos e serviços, o Pinduoduo chegou a 868,7 milhões de usuários com compras regulares em 2021, um avanço de 10% frente ao ano anterior.
No Brasil, a Magazine Luiza lançou nesta quarta-feira (23/03) a Compra Junto Magalu, sua plataforma de social commerce.
O que é o Compra Junto da Magalu?
O Magazine Luiza acaba de inaugurar sua própria rede social de compras coletivas: o Compra Junto. A nova modalidade de consumo vai ficar disponível no aplicativo do Magalu e promete descontos de até 55% em produtos variados: de itens de supermercado à aparelhos de linha branca, como geladeiras.
Compra Junto terá metas para obter mais descontos
A nova ferramenta é voltada para a estratégia de social commerce, que funciona diferente de um site de vendas diretas ou marketplace.
As ofertas que aparecem para os clientes do Compre Junto terão duração limitada e uma meta de interessados a ser batida. Se quiserem, os usuários têm que compartilhar os links da promoção, e formar um grupo de possíveis compradores.
Na fase de formação do grupo, quem comprar o produto em oferta terá o valor da transação do reservado no cartão de crédito. Somente após a formação de um grupo grande o suficiente, e de o número de compradores bater a meta, o dinheiro é liberado.
“O Compra Junto usa o poder da internet para potencializar benefícios, tanto para o cliente, quanto para a empresa”, conta Vinicius Porto, diretor de Experiência do Cliente do Magazine Luiza. O executivo explica que o consumidor vai procurar ofertas quase como um passatempo. “Estamos unindo a atração das promoções com o entretenimento da interação, tornando a compra proveitosa e divertida”.
Um sortimento amplo de itens vendidos pela nova plataforma serão entregues por todo o Brasil; se o cliente preferir, ele pode retirar os produtos em uma das lojas físicas do Magalu.
Em breve, uma atualização para o Compra Junto trará o recurso de geolocalização para ajudar a reduzir o custo e o tempo de entrega dos produtos. Com a nova modalidade de compra, o Magalu planeja trazer mais usuários a seu aplicativo.
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