As inscrições para o primeiro processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2023 terminam na próxima sexta-feira, dia 24 de fevereiro. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site oficial do Sisu utilizando o login da conta gov.br e ter participado da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com nota acima de zero na redação.
Nesta edição do programa, são oferecidas 226.399 vagas em 128 instituições públicas, incluindo 63 universidades federais. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso e pode alterar suas escolhas durante todo o período de inscrições, sendo considerada válida a última opção registrada no sistema.
O resultado da seleção, com a divulgação das notas de corte, será anunciado no dia 28 de fevereiro, e os candidatos selecionados deverão fazer a matrícula ou o registro acadêmico na instituição escolhida entre os dias 2 e 8 de março.
Os candidatos que não forem selecionados na primeira chamada podem se inscrever na lista de espera, que estará disponível entre 28 de fevereiro e 8 de março, indicando apenas uma das duas opções de curso escolhidas anteriormente. A lista de espera não garante a vaga, mas apenas a expectativa de direito à vaga ofertada no âmbito do Sisu.
O Sisu é um programa do Ministério da Educação que permite o acesso de estudantes a cursos de graduação em universidades públicas do país. As vagas são distribuídas com base na nota do Enem, e as instituições podem adotar políticas e ações para reservar vagas para estudantes de escolas públicas e de baixa renda, conforme a Lei de Cotas.
Além do Sisu, as notas do Enem podem ser usadas para acessar outros programas de educação superior, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.