A senadora e candidata à Presidência da República pelo MDB, Simone Tebet, anunciou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tarde desta quarta-feira (5 de outubro). Antes do pronunciamento no qual oficializou sua posição, que teve início às 16h, a emedebista havia almoçado com o petista na casa de Marta Suplicy — Lula não esteve no anúncio oficial.
Ainda na terça-feira (4), Tebet já havia se encontrado com o candidato a vice na chapa de Lula, Geraldo Alckmin (PSB). Simone ficou em terceiro lugar na disputa ao Planalto, com cerca de 5 milhões de votos.
A emedebista destacou, em seu pronunciamento, que criticou os dois candidatos durante a campanha eleitoral, mas afirmou que “o que está em jogo é muito maior do que cada um de nós”.
“Pelo amor que Tenho ao Brasil, peço desculpas aos meus amigos que imploraram pela neutralidade“, afirmou a senadora do MDB.
“A minha consciência me diz que nesse momento tão grave de nossa história, omitir-me seria trair minha história de vida pública. Não anularem meu voto, não votei em branco, não cabe a nação a neutralidade“, completou, antes de anunciar apoio a Lula.
A senadora emedebista ainda criticou, em seu pronunciamento, Jair Bolsonaro (PL). Ela afirmou que a negação à pandemia atrasou as vacinas e disse que, no atual governo “os livros deram lugar às armas”.
“Por tudo isso, ainda que mantenha as críticas que fiz ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, em especial nos últimos dias de campanha, quando cometeu o erro de chamar para si o voto útil, o que é legítimo, mas sem apresentar suas propostas para os reais problemas do Brasil, depositarei nele o meu voto, porque reconheço seu compromisso com a democracia e a Constituição, o que desconheço no atual presidente“, afirmou.
Tebet ainda afirmou que apresentou projetos ao governo petista, como o de dar R$ 5 mil aos estudantes que concluírem o Ensino Médio, ajuste na tabela SUS e sancionar lei que iguale salários entre homens e mulheres que desempenham, com currículo equivalente, as mesmas funções.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.