O escritório do presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, está em alerta 24 horas, já que a Coreia do Norte deve realizar seu sétimo teste nuclear a qualquer momento, informou a agência de notícias Yonhap, citando autoridades familiarizadas com o assunto.
As fontes disseram que a recente série de lançamentos de mísseis e outras ações de Pyongyang fazem parte dos preparativos para o sétimo teste nuclear.
“À medida que as provocações da Coreia do Norte estão se tornando cada vez mais frequentes, estamos colocando todos os nossos esforços para manter uma postura de preparação com uma sensação de alerta”, disse uma fonte sul-coreana, acrescentando que “é um regime de preparação de 24 horas”.
Por sua vez, outro funcionário informou que o gabinete presidencial está elaborando planos detalhados para responder ao teste nuclear norte-coreano. “Todo mundo está de prontidão”, concluiu.
Nos últimos dias, Pyongyang lançou vários mísseis balísticos no Mar do Japão, incluindo dois mísseis de cruzeiro estratégicos de longo alcance, que envolveram unidades de operação de “armas nucleares táticas”.
Coreia do Sul inicia exercícios militares com tropas americanas
Ainda de acordo com a agência de notícias Yonhap, a Coreia do Sul iniciou seu exercício militar anual Hoguk (exercício de defesa nacional) nesta segunda-feira (17). Os exercícios deste ano abordarão especificamente várias ameaças, como as forças nucleares e mísseis da Coreia do Norte, e durarão de 17 a 28 de outubro.
O treinamento de Hoguk é realizado no segundo semestre de cada ano e tem como objetivo manter a prontidão militar e melhorar a capacidade de conduzir operações conjuntas. Tropas americanas também participarão de alguns dos exercícios.
Além disso, o Ministério da Defesa sul-coreano lançou outro treinamento militar, o Chungmu, na província de Gyeongsang do Sul, no sudeste do país, ao mesmo tempo. Vai durar cinco dias, de segunda a sexta-feira.
O objetivo deste exercício é “estabelecer uma postura de plena segurança para as unidades locais, bem como ensaiar a mobilização de tropas, viaturas e maquinaria de construção”, segundo o comunicado do ministério .
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.