(ANSA) – Uma série de ataques do grupo fundamentalista islâmico Talibã deixou pelo menos 76 mortos e quase 200 feridos em quatro províncias do Afeganistão nesta terça-feira (17).
O atentado mais grave atingiu um centro de treinamento policial em Paktia e matou 48 pessoas, além de ter ferido 158. A ação começou com a explosão de dois carros-bomba e prosseguiu com tiroteios entre milicianos e as forças de segurança.
Já na província de Ghazni, o balanço de um ataque semelhante contra uma delegacia totaliza 25 falecidos e 30 feridos. As outras três pessoas morreram em ofensivas dos insurgentes nas províncias de Maidan-Wardak e Farah.
Tirado do poder pela invasão norte-americana de 2001, o Talibã segue ativo até hoje e comete recorrentes ataques no Afeganistão. Os Estados Unidos ainda mantêm cerca de 10 mil soldados no país e estudam aumentar o contingente para conter o grupo fundamentalista. Os conflitos na nação asiática já geraram uma população de 1,8 milhão de deslocados internos e espalharam cerca de 2,5 milhões de refugiados pelo mundo.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.