O Ministério de Minas e Energia, do governo federal, escalou o humorista Sérgio Mallandro para protagonizar uma campanha para conscientizar a população sobre a crise hídrica e convencê-la “a economizar energia elétrica”.
Na propaganda, Sérgio aparece colocando roupas e acessórios dentro de uma máquina de lavar, com o semblante sério. O humorista tira os óculos escuros e fala para a câmera: “Tava esperando uma piada, né? Mas não vai ter. O Brasil está sofrendo muito com a falta de chuva, o nível dos reservatórios está muito baixo. Produzir energia fica mais caro e mais difícil”.
Depois, o humorista dá dicas de como a população pode economizar energia, como por exemplo esperar a roupa acumular para então usar a máquina de lavar. “Se desperdiçar, vai faltar“, alerta ele no fim da propaganda. Assista:
Vai faltar energia?
No início do mês, o ministro Bento Albuquerque disse ser “difícil prever o futuro” ao ser questionado sobre a possibilidade de risco de racionamento.
No final de agosto, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou a criação de uma nova bandeira para a conta de luz, chamada de bandeira de escassez hídrica. A taxa tem o valor de R$ 14,20 por 100 kWh e começou a ser aplicada à conta de luz em 1º de setembro.
Na última terça-feira (14/09), Albuquerque afirmou que ainda não há previsão do fim da bandeira de escassez hídrica.
“Não há data determinada para isso terminar. Nós trabalhamos com planejamento, metodologia, mas estamos vivendo uma crise hídrica que mês a mês as afluentes são menores, e isso tira a previsibilidade de quando essa crise vai acabar“, disse ele em entrevista ao programa Opinião no Ar, da RedeTV.
Quando a bandeira foi anunciada, a pasta previa que ela ficasse em vigor até 30 de abril de 2022.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.