O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) – instituição do sistem S, abriu inscrições para 100 vagas em cursos técnicos de nível médio em Zootecnia, Agronegócio e Fruticultura.
Os interessados podem cadastrar interesse até o dia 19 de janeiro de 2023, pela internet.
As oportunidades oferecidas são no formato subsequente – para pessoas que já concluíram o ensino médio – e na modalidade a distância (60% online e 40% presencial).
O curso Técnico em Zootecnia será ofertado nos polos Afonso Bezerra e Lajes. Já para os interessados no curso Técnico em Fruticultura, as vagas são para o polo São Paulo do Potengi. No polo Mossoró será ofertado o curso Técnico em Agronegócio.
De acordo com o Senar, os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação, com diploma válido nacionalmente. Antes de fazer a inscrição, os candidatos devem ler o edital (veja aqui). Embora o curso seja a distância, o candidato deve indicar um dos polos de ensino para participar das atividades práticas.
A seleção contará com análise do certificado de conclusão do Ensino Médio, do histórico escolar ou documento oficial equivalente e dos documentos definidos para a comprovação do público prioritário.
As vagas nos cursos técnicos para o primeiro semestre de 2023 são prioritariamente para produtor rural ou seu familiar; ou ainda, para o colaborador do produtor rural.
Para concorrer a essa forma de ingresso o produtor rural interessado precisa apresentar os certificados de conclusão de Ensino Médio e histórico escolar, além de documento comprove a atividade rural do produtor.
As vagas não ocupadas pelo público prioritário serão preenchidas pelo público em geral. A lista preliminar dos candidatos aprovados será publicada no portal eletrônico do Senar no dia 23 de fevereiro.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.