(ANSA) – O presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou nesta sexta-feira (8) a prisão do narcotraficante Joaquín “El Chapo” Guzmán Loera, ex-chefe do cartel de Sinaloa e que havia escapado de uma prisão de segurança máxima em uma fuga cinematográfica.
“Missão cumprida: o temos. Quero informar aos mexicanos que Joaquín Guzmán Loera foi preso. Meu reconhecimento ao Gabinete de Segurança do Governo da República por esta importante vitória do Estado de Direito no México”, escreveu o mandatário em sua conta no Twitter.
O criminoso foi capturado por homens da Marinha Militar do país latino em Los Mochis, cidade situada no estado de Sinaloa e sob o comando do cartel homônimo, considerado um dos mais ricos e poderosos do mundo. “El Chapo” estava encarcerado desde fevereiro de 2014, mas, em julho de 2015, conseguiu escapar da penitenciária Altiplano I, na região central do país, utilizando um túnel de 1,5 km que conectava sua cela a uma casa fora do perímetro da cadeia.
As autoridades mexicanas chegaram a oferecer uma recompensa de US$ 3,8 milhões por informações que levassem à prisão do narcotraficante, uma vez considerado o segundo criminoso mais procurado do mundo, atrás apenas do fundador da Al Qaeda Osama bin Laden.
Anteriormente, em 2001, o ex-chefe do cartel de Sinaloa já havia fugido do cárcere de Puente Grande, mas desta vez a bordo de um caminhão de limpeza e ajudado por agentes penitenciários.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.