A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aderiu a uma recomendação do Ministério da Saúde e ampliou a oferta da vacina do HPV em todas as unidades de saúde da capital potiguar.
Essas vacinas, que vencem até março de 2018, podem ser disponibilizadas para a faixa etária de 9 até 25 anos, 11 meses e 29 dias, até durarem o estoque. Após isso, a SMS segue com vacinas com vencimento em 2019, mas essas serão destinadas apenas ao público-alvo inicial, meninos e meninas de 9 a 15 anos.
Para a faixa etária de 15 a 26 anos, a orientação é o esquema vacinal com três doses, com intervalo de dois e seis meses. As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para os meninos, a estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa etária para a vacinação visa proteger meninos e meninas antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.
Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus.
O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.