Variedades

Saques de ‘dinheiro esquecido’ começam nesta terça-feira (7)

Resgate dos valores será liberado pelo Banco Central; veja como consultar se tem valores a receber e como receber o dinheiro

A partir desta terça-feira, dia 7 de março, os saques dos ‘valores esquecidos‘ em bancos poderão ser feitos. O Banco Central disponibilizou um site para consulta e resgate desses valores, que voltou a funcionar em 28 de fevereiro.

Por meio do site, o cidadão pode consultar pelo CPF se possui algum valor esquecido em alguma instituição financeira. Caso haja algo a receber, o cidadão poderá solicitar a devolução do dinheiro e a instituição ‘devedora’ deverá fazer a transferência na chave Pix / conta informada no momento da solicitação.

Para solicitar a devolução, é necessário fazer o cadastro no site com o login Gov.br e possuir um cadastro nível prata ou ouro. O sistema é gratuito e não requer agendamento, facilitando o acesso e a guarda das informações. A consulta pode ser feita no site Valores a Receber (SVR), administrado pelo Banco Central.

As melhorias no Sistema de Valores a Receber (SVR) foram desenvolvidas para ampliar a experiência do usuário. Entre as novidades estão a inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR, compartilhamento e impressão das telas e protocolos de solicitação do SVR, sala de espera virtual, consulta a valores de pessoa falecida e mais transparência para quem possui conta conjunta.

A segunda fase do programa tem cerca de R$ 6 bilhões a serem devolvidos para 38 milhões de pessoas e 2 milhões de empresas, mesmo para aqueles que tenham resgatado algo na primeira fase em março e abril de 2022.

É importante ficar atento a possíveis golpes. Todos os serviços do Valores a Receber são gratuitos e o Banco Central não envia links nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais. Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber pode contatar o cidadão. Nunca forneça senhas, pois ninguém está autorizado a pedir sua senha.

Os valores a receber são referentes a:

  • contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
  • cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito;
  • recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados;
  • tarifas cobradas indevidamente;
  • parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas.

Nesta nova fase, também foram incluídas as seguintes consultas:

  • contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas com saldo disponível;
  • contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível; e
  • outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.

Passo-a-passo da consulta e como sacar dinheiro esquecido em bancos

  1. Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
  2. Use seu CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de abertura da empresa para consultar se você tem valores a receber;
  3. Caso positivo, guarde bem a data que o sistema vai lhe informar
  4. Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos. Não será possível acessar o sistema com login Registrato;
  5. Volte ao site valoresareceber.bcb.gov.br e use seu login Gov.br para acessar o sistema, saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência.

Não se preocupe com seu direito sobre os recursos a devolver. Eles são seus e continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que você solicite a devolução.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.